Militares da GNR em missão na Grécia resgataram esta sexta-feira 30 migrantes que se encontravam numa embarcação de borracha com problemas no mar Egeu, junto à fronteira com a Turquia, indicou a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que os 30 migrantes, 11 dos quais crianças e oito mulheres, foram resgatados “em segurança” para a embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR”, com o apoio de um navio grego, e foram entregues às autoridades locais.

Segundo a GNR, o resgate aconteceu durante uma ação de patrulhamento marítimo em que os militares da UCC detetaram uma embarcação de borracha a deslocar-se para território grego e com problemas nos flutuadores, que estavam “a ficar sem ar e com bastante água no interior”.

Militares da UCC da GNR estão destacados na ilha grega de Kastelorizo no âmbito de uma missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

Segundo a GNR, o principal objetivo desta operação da Frontex é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, além de contribuir para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR