Jeronimo Yanez, o polícia norte-americano que há um ano matou a tiro o jovem negro Philando Castile enquanto a namorada do jovem transmitia o momento em direto pelo Facebook, foi esta sexta-feira absolvido do crime de homicídio, de acordo com a imprensa norte-americana.

A morte de Philando Castile, um homem de 32 anos que trabalhava como funcionário numa cantina infantil, tornou-se num símbolo das mortes de jovens negros nos EUA pela polícia, ao ser o segundo negro a ser morto pelas autoridades em apenas uma semana.

Como foi possível pelo vídeo, Philando estava a conduzir o seu carro com a namorada ao lado e a filha no banco de trás quando a polícia mandou parar o veículo. O casal foi abordado por um agente que grita para o interior do carro. É no momento em que Philando se prepara para ir ao bolso buscar os documentos que são disparados quatro tiros.

É o segundo homem negro morto pela polícia americana esta semana

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No vídeo ouve-se a namorada a gritar, de forma desesperada: “Por favor, senhor agente, não me diga que acabou de lhe fazer isto. Deu-lhe quatro tiros. Ele estava a tirar os documentos!”

O homem tinha dito à polícia que estava na posse de uma arma, que, de acordo com a namorada, estava devidamente legalizada. O agente terá pensado que Philando estava a tentar pegar na arma e disparou.

A família de Philando Castile não gostou da decisão do tribunal de absolver o agente. Citada pelo New York Times, a mãe de Philando afirmou: “O meu filho adorava esta cidade e esta cidade matou o meu filho. E um assassino escapa. Estão a brincar comigo? O sistema neste país continua a falhar para os negros e vai continuar a falhar”.