A rainha Isabel II participou hoje no minuto de silêncio no palácio de Buckingham em memória das vítimas do incêndio na Torre Grenfell, no oeste de Londres, que causou pelo menos 30 mortos.

Acompanhada pelo marido, o duque de Edimburgo, a rainha de 91 anos juntou-se a outras pessoas reunidas diante do palácio Buckingham para o minuto de silêncio, que aconteceu por volta das 10:45 horas no Reino Unido (mesma hora em Lisboa).

A rainha, num comunicado sem precedentes, admitiu que é difícil evitar o ânimo sombrio que se vive no Reino Unidos depois das tragédias vividas este ano no país, como os atentados terroristas e o recente incêndio no edifício residencial de Londres.

Pelo menos 30 pessoas morreram no incêndio que deflagrou na madrugada de quarta-feira na Torre Grenfell e rapidamente alastrou a todo o edifício de 24 andares e 120 apartamentos, onde residiam entre 400 e 600 pessoas.

As chamas, que destruíram totalmente o prédio, fizeram igualmente 78 feridos, 19 dos quais continuam internados em quatro hospitais da capital britânica, 10 deles em estado crítico. Há cerca de 70 desaparecidos.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou que serão disponibilizados cinco milhões de libras (5,7 milhões de euros) para ajuda de emergência às vítimas do incêndio em Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR