Conflito na Síria

Sétima ronda de negociações para a paz na Síria começa a 10 de julho

As negociações para a paz na Síria vão recomeçar, em Genebra, em julho. Será a sétima ronda de conversações — e já estão agendadas outras duas para agosto e setembro. Guerra já matou mais de 320 mil.

A última ronda de negociações para a paz na Síria terminou a 19 de maio, após quatro dias de discussões, sem progressos reais e sob tensão.

SERGEI CHIRIKOV/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A sétima ronda de negociações para a paz na Síria, sob a égide de ONU, começará a 10 de julho, em Genebra, anunciou este sábado o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, num comunicado.

De Mistura indica que vai convocar as “negociações intra-sírias” e que “a chegada das delegações fica prevista para 9 de julho”.

O enviado especial anunciou ainda a realização de duas outras rondas de negociações em agosto e setembro.

Paralelamente às sessões intra-sírias, decorrerão as reuniões dos especialistas encarregados das questões constitucionais e legais, iniciadas na sexta ronda, adiantou de Mistura.

A última ronda de negociações para a paz na Síria terminou a 19 de maio, após quatro dias de discussões, sem progressos reais e sob tensão.

De Mistura explicou na altura que, devido à falta de tempo, as partes não tinham conseguido discutir os quatro assuntos na ordem do dia: luta contra o terrorismo, governação (ou transição política), nova Constituição e organização de eleições.

Em seis anos, a guerra na Síria matou mais de 320 mil pessoas, obrigou mais de metade dos sírios a abandonarem as suas casas e destruiu a economia e as infraestruturas do país.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site