A 18.ª Marcha do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros) vai percorrer hoje as ruas de Lisboa, contando com a inauguração de uma escultura que será um memorial às vítimas de homofobia e transfobia, anunciou a Câmara Municipal.

O memorial vai ser inaugurado ao início da tarde no Jardim do Príncipe Real, informou o município, apontando que a cerimónia irá contar com a presença do vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, João Afonso, e da presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira.

Segundo informação da autarquia, a inauguração terá lugar “diante de todas as entidades que organizam este desfile”.

A escultura, da autoria de Rui Pereira, pretende representar a forma humana, disse à Lusa fonte da autarquia.

A marcha do Orgulho LGBT começa pelas 17:00, com saída do Jardim do Príncipe Real, e tem como lema a “autodeterminação do género, autodeterminação do corpo para todas as pessoas trans”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na edição do ano passado, milhares de pessoas participaram na 17.ª marcha do Orgulho LGBT, numa parada de alegria e cores, destinada a celebrar as diferenças.

O Bloco de Esquerda associou-se a esta marcha que percorre as ruas do centro da cidade, com rumo ao Chiado e término na Ribeira das Naus.

Segundo a página da rede social da marcha, a organização espera que seja a “maior manifestação de orgulho e visibilidade da capital”.