Numa altura em que até mesmo marcas como a Renault ou a Mercedes parecem dispostas a disputar um segmento até aqui dominado por fabricantes como a Nissan, a Ford ou a Toyota, também a Hyundai dá sinais de querer tentar a sua sorte no mercado das pick-ups.

Depois de ter dado a conhecer, há dois anos, em Detroit, um protótipo ao qual que deu o nome de Santa Cruz, eis que surgem notícias de que o fabricante sul-coreano não terá deixado cair o projecto. Muito pelo contrário, estará a trabalhar na sua futura pick-up, cuja versão de produção deverá surgir em 2020.

A confirmação surgiu pela voz do director-geral da Hyundai Austrália, Scott Grant. “A informação oficial é de que a pick-up está em fase de desenvolvimento”, revelou à CarAdvice, embora ressalvando que “não deverá chegar ao mercado antes de 2020”.

Admitindo que não é só o mercado australiano a fazer força para que a pick-up conheça a luz do dia, Grant assume que, no seu caso, gostaria que a versão de produção da Santa Cruz fosse capaz de competir com referências do segmento, como a Ford Ranger ou a Toyota Hilux. Razão pela qual defende que a futura proposta da Hyundai deverá ser muito diferente do protótipo apresentado em Detroit; não tanto uma pick-up cheia de estilo, mas antes um modelo imponente e eficaz, com tracção 4×4 e 4×2.

Face às tendências bem distintas em mercados como o europeu, onde o estilo importa, ou no americano, onde é a dimensão que mais pesa (e, neste caso, a procura por este tipo de veículo é muita), será curioso saber de que forma a Hyundai vai descalçar esta bota…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR