Somos um país pequeno, mas não nos podemos queixar da diversidade de paisagens, de costumes e de pessoas que podemos encontrar de Norte a Sul. A Huawei sabe disso e sabe também que os portugueses são apaixonados pelo país e, claro, por telemóveis.

Que levante a mão quem hoje não aproveita todo e qualquer bocadinho para imortalizar momentos e locais por onde passou com uma fotografia tirada com o smartphone. Verdade?

Por isso mesmo a Huawei juntou-se ao Turismo de Portugal para lançar a iniciativa Portugal sem Tripé, uma iniciativa onde o foco é desafiar os apaixonados por fotografia, que usam smartphones ou mesmo câmaras fotográficas, a descobrir e a dar a conhecer o que o país tem de melhor.

Preenche os critérios? Gosta de fotografia? Quer dar a conhecer o que de melhor temos por cá? Então arregace as mangas que isto é para si.

Participar não podia ser mais fácil. Até dia 30 de Junho tem de se inscrever na plataforma oficial www.portugalsemtripe.pt e identificar em que região tirou as fotografias [cada participante pode concorrer com um máximo de 25 fotografias], carregar e esperar que as fotos com que concorre fiquem entre as mais votadas pelo público. Também pode participar publicando as fotografias nas redes sociais com a hashtag #portugalsemtripe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda fase, que decorre de 1 de Julho a 7 de Julho, o júri constituído por representantes da Huawei, do Turismo de Portugal e pelos fotógrafos Isabel Saldanha e Luís Mileu vai escolher entre as 100 fotos mais votadas por região a melhor por cada uma das regiões – Algarve, Alentejo, Lisboa, Centro, Porto e Norte, Madeira e Açores – e cada um desses sete finalistas recebe um Huawei P10, com a lente integrada certificada pela Leica, e uma entrada no bootcamp fotográfico com os dois fotógrafos jurados no dia 8 de julho.

Depois, com as dicas e conhecimentos que irão receber dos dois profissionais, os finalistas têm entre 9 a 20 de Julho para capturar uma nova fotografia através do seu Huawei P10 que receberam. Será entre essas sete fotos finalistas que sairá o vencedor final escolhido pelo júri e que será anunciado a 30 de julho.

Dois conselhos de Luís Mileu e Isabel Saldanha

Mostrar Esconder

Saber esperar
Ter paciência, muita paciência para esperar pelo momento certo, pela luz certa, pela oportunidade de fazer o enquadramento certo e saber antecipar todos esses momentos. “As melhores fotos são aquelas que exigem mais paciência”, garante Luís Mileu que espera “ser surpreendido” pelos participantes.

Humanizar a paisagem
A fotógrafa não procura a fotografia tipo “postal”. Pede os concorrentes que “humanizem a paisagem”, que deem um toque à fotografia que “apele aos sentimentos”. Seja “com as mãos de uma tecedeira ou com uma criança na praia”, Isabel Saldanha quer encontrar nas fotos concorrentes “a alma do que é Portugal”.

À espera de serem surpreendidos

Entusiasmados pela iniciativa, os dois fotógrafos reconhecem que também usam o telemóvel para tirar fotografias. E o Huawei P10 em particular tem “uma qualidade fantástica”, diz Luís Mileu, para captar imagem e imortalizar momentos e lugares especiais.

“Uma defensora convicta da fotografia com telemóvel”, Isabel Saldanha fica encantada com o “efeito imediato” obtido com a partilha de fotografias nas redes sociais. A fotógrafa está convencida que esta iniciativa será uma oportunidade para “descobrir um Portugal que não é assim tão óbvio” e espera que o “olhar ternurento” dos portugueses lhe revele um país ainda desconhecido.

Aos participantes Isabel Saldanha aconselha a que tenham atenção aos detalhes, que abusem da emoção, da paixão e do orgulho pela região que fotografarem e pede que não exagerem no pôr do sol já que “o país é bonito de madrugada até ao anoitecer”, argumentou.

Criatividade é o que pede Luís Mileu. “Um olhar único” que lhe revele o país fora dos grandes centros, locais “que não são tão bafejados pelos media” é o que o fotógrafo espera encontrar nas fotografias dos participantes, ou então sítios já bastante conhecidos, mas vistos “por uma perspetiva diferente”. Para ambos, é unânime que a fotografia vencedora tem de fazer pensar “como é que eu não estive aqui antes e como é que isto me escapou até agora?”

Conhece um local que fará a Isabel Saldanha e o Luís Mileu pensar assim? Acha que consegue surpreendê-los? Então, mãos-à-obra e dê a conhecer o que de melhor há em Portugal. Sem tripé.

[jwplatform qDsQmd4S]