Logo Observador
BCE

Banco Central Europeu publicou acordo de provisão de liquidez de emergência

O BCE publicou esta segunda-feira o texto do acordo de provisão de liquidez de emergência para aumentar a transparência, depois da decisão adotada pelo Conselho de Governadores em 17 de maio.

Esta publicação substitui o documento sobre os procedimentos que regem a provisão de liquidez de emergência que esteve disponível no 'site' do BCE desde outubro de 2013

ARMANDO BABANI/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O Banco Central Europeu (BCE) publicou esta segunda-feira o texto do acordo de provisão de liquidez de emergência para aumentar a transparência, depois da decisão adotada pelo Conselho de Governadores em 17 de maio passado, explicou a entidade. “A provisão de liquidez de emergência tem como objetivo proporcionar liquidez pelo banco central a entidades financeiras solventes com problemas transitórios de liquidez, fora das operações normais de política monetária do Eurosistema”, precisou o BCE.

As normas e os procedimentos que regem a provisão de liquidez de emergência estão incluídos no acordo de provisão de liquidez de emergência (ELA, Emergency Liquidity Assistance).

Este acordo também estabelece o papel do Conselho de Governadores na provisão de liquidez de emergência, que é proporcionada pelos bancos centrais nacionais, em particular ao determinar se a provisão de liquidez de emergência por parte dos bancos centrais nacionais interfere nos seus objetivos e tarefas.

Esta publicação substitui o documento sobre os procedimentos que regem a provisão de liquidez de emergência que esteve disponível no ‘site’ do BCE desde outubro de 2013.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Obituário

Um dos mais brilhantes de uma geração pioneira

João Moreira Rato

Conheci Miguel Beleza só nos últimos anos e ainda tive a oportunidade de usufruir do seu humor fino. E continuei a ouvir dos seus pares: “É uma das inteligências mais brilhantes da minha geração”.

Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

Aníbal Cavaco Silva

Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.