Uma equipa de arqueólogos islandeses descobriu os túmulos de quatro líderes vikings a norte da cidade de Akureyri, um importante sítio arqueológico da Islândia. Entre eles está aquele que pode ser um dos líderes mais influentes e ricos, já que as suas ossadas foram encontradas enterradas ao lado do seu cão de estimação, de uma espada e de um barco. Os quatro homens devem ter morrido entre os séculos IX e X, noticia o El Español.

Esta é uma descoberta importante porque raramente se encontram túmulos de membros vikings ao lado de objetos usados em vida, muito menos com a dimensão de um barco. As tumbas foram encontradas na região de Dysnes, a menos de um quilómetro de Gáseyri, um importante ponto de passagem comercial ao pé do fiorde de Eyjafjördur. Esta descoberta torna-se ainda mais significativa porque testemunha parte da História da região, já que a Islândia foi colonizada por vikings no século IX, época de que datam estes túmulos.

O barco seria muito valioso por ser feito de madeira (um produto muito caro para a época na Islândia), mas encontra-se danificado pela erosão provocada pelo mar. Ainda assim, este é apenas o décimo barco-túmulo encontrado na Islândia. Também a espada deixa adivinhar que o homem ali enterrado seria muito respeitado: naquela época, raramente eram enterrados corpos ao lado das suas armas. A descoberta mais recente de uma espada viking enterrada ocorreu em setembro do ano passado quando Björn Árni Valdimarsson e outros quatro caçadores se aventuraram pelo sul da Islândia e descobriram a arma por acaso e já a descoberto. Análises científicas posteriores permitiram descobrir que a espada era do século X.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR