Um norte-americano preso há dezoito anos por roubo foi agora libertado depois de as autoridades terem encontrado o seu sósia. Richard Anthony Jones, que sempre se declarou inocente perante as acusações de roubo, foi solto porque nenhuma das testemunhas do crime conseguiam diferenciá-lo quando uma fotografia sua era colocada ao lado de uma imagem de Ricky, o segundo suspeito. Embora Richard tenha sido libertado, o juíz de Johnson (Kansas) não acusou Ricky, que também se declarou inocente, por falta de provas.

Richard à direita e o sósia, Ricky, à esquerda. Créditos: Departamento de Polícia de Kansas.

Richard Anthony Jones estava preso acusado de ter praticado um roubo em 1999. Passados dezasseis anos, investigadores do Projeto de Inocência — um grupo que procura pistas que provem a inocência de presos — encontrou um homem com o rosto extremamente parecido ao de Richard e que partilhava com ele o primeiro nome. Isso foi suficiente para convencer o juíz Kevin Moriarty a libertar Richard, que tinha sido acusado com base apenas em testemunhos oculares (que escolheram a foto de Richard entre outros que lhe foram apresentadas) e sem provas físicas nem análises de material genético.

Ricky, o sósia de Richard, não só era muito parecido a ele, como à época vivia perto do local do crime, um parque, o que aumentava ainda mais as suspeitas sobre ele. Richard sempre afirmou que, à hora do crime, estava em casa com a namorada e a família. Mas como também não há provas físicas nem testes de ADN que confirmem as suspeitas sobre Ricky, este ainda não foi detido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR