A Gare Central em Bruxelas, capital da Bélgica, foi evacuada no final desta terça-feira, pouco antes das 21h00 locais (20h00 em Lisboa) devido a uma explosão. O atacante morreu depois de ferido a tiro pela polícia. Várias ruas em torno da estação foram também cortadas pela polícia belga. O jornalista do Observador Nuno Martins está no local.

O homem responsável explodiu uma mala no balcão da estação ao mesmo tempo que gritou “Allah Akbar”, disse ao Le Soir um responsável da estação.

Eric Van Der Sypt, porta-voz da Procuradoria Federal, explicou posteriormente que o incidente está a ser encarado como um ataque terrorista e está em curso uma investigação. O autor do ataque acabou por morrer, informou o Ministério Público mais tarde.

https://twitter.com/nunoapmartins/status/877277160179986432

O autor é um indivíduo com idade entre 30 e 35 anos que usava uma camisa branca e calças pretas, acrescentou ainda o funcionário em declarações ao jornal belga Le Soir. Em declarações aos jornalistas, o porta-voz da Procuradoria Federal disse que ainda não é conhecida a identidade e nacionalidade do suspeito que ainda se encontra no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/nunoapmartins/status/877280952862482432

De acordo com as autoridades, o homem foi neutralizado por militares depois de provocar uma explosão. Os militares, que se encontravam no local (ainda estão destacados um pouco por toda a cidade desde os atentados de abril do ano passado) dispararam de imediato sobre o atacante.

De acordo com o jornal belga Le Soir, o cinto explodiu depois de os militares terem disparado contra o suspeito. A Bloomberg refere que a polícia afirma que houve um incidente com um indivíduo e que está tudo sob controlo. A ameaça de terrorismo no país mantém-se no mesmo nível, o nível 3, informou a Unidade de Coordenação para a Avaliação da Ameaça.

O porta-voz dos Serviços de Bombeiros, Pierre Meys, confirmou à rádio belga RTL uma explosão na Gare Central mas não conseguiu confirmar a sua origem. A polícia que está no local confirmou à agência belga DPA que a explosão foi o motivo da evacuação da zona. Um carro suspeito na Market Street está a ser investigado.

https://twitter.com/nunoapmartins/status/877254027217600514

As autoridades continuam a chegar à zona e estão a retirar as pessoas da Gare Central e das imediações a cerca de 200 metros da estação. A circulação de comboios está interrompida em três estações ferroviárias: Bruxelles Nord, Bruxelles Central e Bruxelles Midi. Também a Grand Palace, a praça central da capital belga, foi evacuada. Não há certezas quanto à reposição da circulação.

Segundo informações do Ministério Público de Bruxelas, citado pela Associated Press, não há registo de feridos ou mortes na sequência da explosão na estação. Os estragos causados são mínimos, de acordo com a porta-voz do ministério, Ine Van Wymersh, em declarações à televisão belga VRT.

https://twitter.com/nunoapmartins/status/877243406350778369

https://twitter.com/TiberioBrunetti/status/877244618047463424