Comecemos pelo mais importante: apesar do aparato do acidente, o protagonista não sofreu danos de maior, limitados a uma perna partida e a uma lesão no joelho que obrigará a uma intervenção cirúrgica. Mas, ao que tudo aparenta, podia ter sido bem pior.

Richard Hammond, um dos apresentadores do programa The Grand Tour, da autoria dos antigos membros responsáveis pela não menos célebre série televisiva Top Gear (Jeremy Clarkson e James May), despistou-se com violência ao volante de um Rimac Concept One. Tudo aconteceu nos Alpes Suíços, por ocasião da ronda inaugural do campeonato de montanha local, quando as três estrelas televisivas aproveitaram o traçado da prova para efectuar uma gravação para um episódio da segunda temporada da série (Clarkson ao volante de um Lamborghini Aventador S, May ao volante de um Honda NSX).

Mas, após a linha de chegada, o Concept One conduzido por May não efectuou uma curva para a esquerda, acabando por sair de estrada e capotar. O britânico de 47 anos ainda conseguiu abandonar o veículo pelo seu próprio pé, segundos antes de este explodir, incendiar-se e ficar reduzido a um verdadeiro destroço. Acabou por ser levado para o hospital de helicóptero.

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Como é da praxe nestas circunstâncias, muito se tem especulado em torno deste infeliz episódio. O que levou Mate Rimac, fundador e CEO da marca croata, a vir a terreiro colocar alguns pontos nos “i”. Numa declaração enviada ao site Vidi Auto, Rimac esclarece que o veículo voou “300 metros horizontalmente, e caiu de uma altura de 100 metros. Após o primeiro voo, aterrou na estada de asfalto 10 metros acima do local onde o fogo deflagrou”. Tendo acrescentado: “Não estou em condições de dizer a que velocidade seguia, mas não posso acreditar nos disparates que têm sido escritos por pessoas que não têm qualquer ideia do que sucedeu, são cegas ou, simplesmente, maldosas.”

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Seguro é que o Rimac Concept One em causa, avaliado em um milhão de dólares (cerca de 900 mil euros), não terá recuperação. Ao que consta, seria uma das cinco unidades produzidas com as especificações de 2017, em que os quatro motores eléctricos oferecem 1224 cv de potência, o que lhe permite cumprir os 0-100 km/h em 2,5 segundos, alcançar 335 km/h de velocidade máxima e oferecer uma autonomia de 350 quilómetros.

Também está confirmado que a Federação Internacional do Automóvel solicitou já à Auto Sport Schweiz, a federação suíça de automobilismo, explicações acerca do sucedido. Por ser normal quando algo deste género acontece, mas também porque Hammond estava a realizar voltas de demonstração, e não a participar na prova (as tomadas de tempos oficiais até já tinham terminado), havendo ainda que apurar a razão pela qual terá abordado a curva, já depois de cruzada a linha de meta, a uma velocidade bastante elevada.

Certo é que o acidente vai atrasar a produção da segunda temporada do The Grand Tour. A confirmação foi feita pelo próprio Jeremy Clarkson que, juntamente com James May, substituirá Hammond nas gravações já agendadas, e mesmo que não tenha adiantado uma data para o regresso da série, é mais do que provável que este não aconteça no início de Outubro, como inicialmente previsto.

De recordar que a popularidade do trio é de tal ordem que Clarkson é, hoje, o apresentador de televisão mais popular em Inglaterra, estimando-se que ganhe qualquer coisa como 11,5 milhões de euros anualmente. Quanto a Hammond, também não se prevê que esteja mal de vida, mas este é já o segundo grave “acidente de trabalho” por si sofrido, depois de quase ter perdido a vida em 2006, quando um dragster animado por um motor a jacto se descontrolou a mais de 460 km/h, provocando-lhe graves danos cerebrais.