O FBI confirmou esta quarta-feira que o tiroteio num jogo-treino de basebol, em Alexandria, no estado norte-americano de Virginia, no passado dia 14 de junho, que feriu o congressista Steve Scalise e outras cinco pessoas, não foi um ato de terrorismo mas antes um “evento espontâneo”.

James Hodgkinson [o autor] atuou sozinho e não tinha ligação a qualquer grupo terrorista”, disse Andrew Valle, diretor adjunto da polícia federal de Washington.

Hodgkinson terá mantido um armazém em Alexandria, localidade onde aconteceu o tiroteio, que visitou 43 vezes entre abril e junho entre as 6h00 e as 7h00 da manhã. Uma das visitas aconteceu na manhã antes do ataque.

A informação avançada por fontes citadas pelo The Washington Post revela ainda que o armazém continha um computador portátil, mais de 200 balas, um recibo de novembro de 2016 de uma compra de uma arma e, ainda, uma lista com seis nomes de membros do Congresso. O FBI disse ao jornal que a lista não estava a ser considerada como uma lista de alvos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Hodgkinson não colocou publicações online de ameaças ou referências a membros do Congresso ou ao jogo de basebol”, confiou o FBI citado pelo The Washington Post. O autor do tiroteio publicava frequentemente numa conta do Facebook fotografias de Bernie Sanders e publicações anti-Trump, entre as quais, uma petição para destituir o presidente e vice-presidente dos Estados Unidos.

Numa conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, os agentes do FBI revelaram que Hodgkinson era um “homem desesperado, desempregado, sem dinheiro, medicado, tinha problemas de raiva e estava num casamento problemático“, conta o The Washinton Post. Os agentes acrescentaram ainda que não conhecem os motivos do tiroteio.

O autor do tiroteio acabou por morrer no próprio dia na sequência dos tiros trocados durante a detenção por parte da polícia. Hodgkinson tinha 66 anos e tinha sido voluntário na campanha presidencial de Bernie Sanders para as primárias dos democratas, em 2016.

Atirador que feriu congressista queria “destruir Trump” e foi voluntário na campanha de Bernie Sanders

Steve Scalise, o congressista líder dos republicanos na Câmara dos Representantes, ficou em estado crítico depois de ter sido atingido na anca. Esta quarta-feira, o Hospital de Washington emitiu um comunicado a informar que o congressista está a fazer progressos a nível do estado de saúde e vai iniciar um período de reabilitação.

Congressista republicano alvejado em estado crítico. Atirador de 66 anos morreu