Três jihadistas foram detidos esta madrugada de quarta-feira, em Madrid, um deles considerado muito “radicalizado” e “perigoso”. Estavam na posse de manuais de terrorismo profundamente ideológicos, avança o jornal espanhol El País. Segundo aquele jornal, os três eram membros da organização do auto-proclamado Estado Islâmico.

A informação foi avançada em comunicado pelo ministério do Interior espanhol, que detalha que entre os manuais que o jihadista considerado mais perigoso tinha em sua posse, encontravam-se alguns dos livros mais emblemáticos e “significativos” destas organizações terroristas: o Manual para a Jihad Eletrónica. Trata-se de manuais que contemplam todas as fases de preparação de um terrorista, desde a “preparação ideológica mais radical” até às “ações de martírio”.

“Apresenta um perfil extremamente perigoso, coincidente com os terroristas recentemente implicados nos atentados do Reino Unido e França”, nota o ministério do Interior, acrescentando que o indivíduo, cuja identidade não foi ainda divulgada, representava “uma clara ameaça para a segurança do país”. Da sua identidade sabe-se apenas que é um homem de 32 anos e de nacionalidade marroquina, que vivia em Madrid. Os outros dois detidos eram colegas de casa,de 33 e 38 anos, também marroquinos.

Desde junho de 2015 que o alerta anti-terrorista em Espanha está no nível 4 (de um máximo de 5), tendo sido detidos desde então 172 jihadistas em operações realizadas em Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR