Com as linhas típicas do coupé alemão, numa elegante mistura de agressividade e elegância, o R8 surge aqui com uma versão em topless, recorrendo ao já conhecido V10 atmosférico com 5,2 litros, motor que aqui surge na sua mais possante versão de sempre, justificando por isso mesmo a denominação Plus. O generoso V10, derivado da Lamborghini, fornece nada menos do que 610 cv, o que aliado a uma força brutal (560 Nm de binário), explica não só a capacidade de passar pelos 100 km/h ao fim de somente 3,3 segundos, como continuar a acelerar até aos 328 km/h.

Esteticamente, é fácil distinguir o Spyder dos restantes R8, com a capota de lona a abrir em 20 segundos, para depois fechar ao mesmo ritmo e desaparecer num comportamento sobre o motor. A pesar apenas 44 kg, a capota fornece a necessária cobertura em dias de chuva, apesar de o R8 Spyder ter sido concebido para circular de cabelos ao vento, quando o seu enorme capot do motor horizontal se torna mais evidente.

Curiosamente, o novo roadster alemão não exibe o típico logótipo Quattro na grelha frontal, isto apesar de estar equipado com tracção à quatro rodas. A explicação é simples e tem a ver com o seguinte: a Audi entregou os seus modelos mais desportivos à Audi Sport GmbH, em vez da Quattro GmbH, como até aqui acontecia, pelo que agora é o emblema Audi Sport que surge na grelha. Detalhe evidenciado por um vídeo da marca, em que o superdesportivo mostra do que é capaz:

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Proposto por cerca de 207.000€ euros, na Alemanha – em Portugal, devido aos impostos, será muito mais, uma vez que já o V10 Plus com carroçaria fechada custa 250.000€ – , o novo R8 Spyder V10 Plus passa a ser o modelo mais dispendioso da marca dos quatro anéis, isto apesar de ser uma pechincha face ao R8 E-Tron, agora descontinuado, cuja motorização eléctrica justificava um preço quase cinco vezes superior.

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