O construtor alemão de desportivos e SUV não atravessa o melhor momento de forma, pelo menos no que respeita à qualidade de construção, determinada pela frequência com que chama à oficina os seus modelos para resolver problemas e erros no controlo de qualidade, de que podem resultar avarias graves e até risco de acidentes. Desta vez, o motivo é o motor dos Panamera S, 4S e Turbo, produzidos entre 2010 e 2012, Panamera e Panamera 4 de 2011 e 2012, bem como Cayenne S e Cayenne Turbo de 2011, num total de 18.000 unidades, só entre os comercializados nos EUA.

De acordo com os especialistas da National Highway Traffic Safety Academy (NHTSA), o problema consiste nos parafusos que fixam o sistema de variação de fase das árvores de cames, que se podem desapertar, soltando-se, o que irá provocar danos importantes no motor e, como se isso não bastasse, bloqueá-lo, podendo potencialmente provocar um acidente grave.

Decorrida apenas metade de 2017, já são três o número de recalls realizados pela Porsche nos EUA, onde os fabricantes têm outro tipo de obrigações em relação a estas reparações, com a NHTSA a assegurar-se que se tornam do conhecimento público, para que os utilizadores dos modelos em questão usufruam da máxima protecção.

Primeiro, em Março, foi realizado uma chamada a quase toda a gama, com o 911, Boxster, Macan e Cayman a terem de ir à oficina para substituir airbags defeituosos e sensores de ocupantes, entre outros pormenores. Dois meses depois, em Maio, foi a vez de 51.000 Macan serem convidados a visitar os concessionários para lidar com a possibilidade de uma fuga de combustível, uma situação sempre delicada quando envolve motores muito potentes, e mais ainda se forem sobrealimentados, a que junta agora um novo problema de motor, nos Panamera e Cayenne.

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