Questionado sobre a informação, mais tarde desmentida, que dava conta da queda de um avião de combate aos fogos esta terça-feira à tarde, na zona de Pedrógão Grande, o comandante operacional da Proteção Civil Vítor Vaz Pinto garantiu que não houve qualquer falha de comunicação, apenas um alerta a que foi dada resposta rápida — como acontece habitualmente.

“Não houve falha nenhuma de comunicação, houve um alerta de queda de uma aeronave, e os meios de socorro seguiram para o terreno. Não se pode ignorar, se há alguém que precisa de socorro, tem de se ir socorrer“, explicou o comandante esta quarta-feira, a partir do posto de comando de Avelar, em Ansião.

À pergunta sobre se não deveria ter sido confirmada a informação da queda da aeronave antes de serem destacados os meios de auxílio, Vítor Vaz Pinto respondeu com sarcasmo: “Claro, primeiro confirmávamos, depois enviávamos os meios, e as pessoas ficavam lá!”

O comandante garantiu ainda que o incidente será investigado: “Vai ser apurado qual foi a origem e de onde veio a notícia, isto mobiliza meios.”

O avião caiu ou não? A cronologia de um mistério

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR