161 apartamentos num prédio no bairro de Camden, no norte de Londres, serão evacuados esta noite de sexta-feira. Em causa estão preocupações com o revestimento, avança a BBC. A evacuação acontece na sequência de uma inspeção levada a cabo pela Brigada de Incêndios de Londres e por técnicos especialistas do conselho de Camden. A inspeção terminou esta sexta-feira.

Juntos decidimos que o bloco Taplow precisava ser decantado temporariamente enquanto realizamos trabalhos urgentes de segurança contra incêndios para que os moradores possam ter plena certeza da sua segurança. Isto significa que precisamos retirar os moradores das suas casas e realoja-los temporariamente”, disse Georgia Gould, líder do conselho de Camden, citada pela BBC.

O prédio em causa, o Taplow, é um das cinco torres da propriedade Chalcots. O revestimento usado neste prédio é o mesmo que foi utilizado na Grenfell Tower, onde aconteceu um incêndio que matou 79 pessoas.

O conselho da Camden está absolutamente determinado a garantir que nossos moradores estejam seguros e prometemos que trabalharemos com eles, continuaremos a agir rapidamente e seremos transparentes”, disse Gould.

O revestimento será agora retirado. A operação deverá demorar entre três a quatro semanas e cerca de 800 agregados familiares serão realojados temporariamente noutras casas e hotéis.

Na passada quinta-feira a primeira-ministra Theresa May anunciou numa declaração no Parlamento britânico que estavam a ser feitas verificações noutros blocos de habitação em Londres onde havia revestimento combustível idêntico ao da Grenfell Tower.

Grenfell Tower. Inspeções não impediram uso do material inflamável

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR