Num podcast onde se discutia a comercialização de graffitis, DJ Goldie referiu-se a Banksy, o mais misteriosro dos artistas urbanos, como “Robert”. A referência parece confirmar a especulação popular de que o misterioso homem por detrás da arte urbana é Robert Del Naja, um amigo próximo de Goldie e membro da banda Massive Attack. Del Naja foi um dos membros fundadores do grupo de trip hop e é um auto-clamado artista de rua, a quem Banksy já tinha afirmado que ia buscar inspiração.

A natureza clandestina de Banksy contrasta com a tendência global de afirmação dos artistas de rua. Banksy conta com um portefólio mundial de obras, que incluem murais com provocações políticas e a sua arte vale milhões.

A mais recente obra de Banksy foi este mural em Dover, Inglaterra, onde se vê a destruição de uma das estrelas da UE, numa alusão ao Brexit.

A sua carreira misteriosa já dura há quase duas décadas e pode perder uma parte da sua magia se o artista, ou conjunto de artistas, fosse revelado. É de realçar que Banksy sempre se esforçou para manter o secretismo em seu redor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Talvez essa seja a razão pela qual Goldie parou imediatamente de falar e mudou de assunto depois de deixar escapar o nome de “Robert”.

Não desrespeito Robert, acho que ele é um artista brilhante. Acho que ele marcou o mundo da arte”, disse Goldie.

Goldie e Del Naja chegaram a trabalhar na arte urbana em conjunto, na década de 80, antes de Del Naja iniciar a sua tournée como os Massive Attack.

No último ano, um jornalista de investigação, Craig Williams, veio a público justificar as suspeitas do envolvimento de Del Naja com Banksy, observando que muitas das localizações e datas dos artistas estavam alinhadas. Mas, Del Naja negou qualquer ligação.

Em março deste ano, Banksy inaugurou um hotel perto da fronteira entre os territórios israelitas e palestinianos, situado numa zona ainda controlada por Israel. Os dez quartos do The Walled Off têm vista para o muro da Cisjordânia e são decorados com obras inéditas do artista.

Para conhecer as obras mais conhecidas de Banksy, veja a fotogaleria acima.