A Coreia de Norte negou qualquer tortura ao estudante norte-americano Otto Warmbier, durante o período de mais de um ano em que esteve a cumprir a pena de 15 anos de trabalhos forçados no país. O estudante, que estava em coma há mais de um ano, acabou por morrer na passada segunda-feira, cinco dias depois de ter chegado a Ohio, nos Estados Unidos.

A Coreia do Norte considera-se “a grande vítima” e culpa a família pela morte de Warmbier.

Embora não tivéssemos nenhuma razão para demonstrar misericórdia a um criminoso inimigo do estado, fornecemos-lhe tratamentos médicos e cuidados com toda sinceridade em bases humanitárias até seu retorno aos EUA, considerando que a sua saúde piorou”, disse um porta-voz do ministro do Negócios Estrangeiros, não identificado.

A informação divulgada esta sexta-feira através de declarações à KCNA, a agência de notícias oficial da Coreia do Norte foi a primeira reação do país desde a morte de Warmbier.

O porta-voz disse que houve uma especulação “sem fundamento” de tortura e violência que poderia ser provada com o facto de Warmbier ter os “indicadores de saúde como pulso, temperatura e respiração e os resultados de exame do coração e pulmão normais”. “O relatório não mencionou o estado neurológico de Warmbier”, disse ainda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O porta-voz disse que o facto de Warmbier ter morrido “de repente” em menos de uma semana de ter regressado aos EUA “é um mistério” também para a Coreia do Norte.

Para deixar claro, somos a maior vítima deste incidente e não haveria julgamento mais ridículo do que pensar que nós não sabemos como calcular ganhos e perdas”, disse ainda.

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu tratar-se de uma “campanha de difamação encenada nos EUA”.

Otto Warmbier, de 22 anos, tinha sido condenado a 15 anos de trabalhos forçados por “atividades hostis” e conspiração contra a unidade da Coreia do Norte, depois de ter admitido que roubado um cartaz decorado com uma palavra de ordem de cariz político num hotel em Pyongyang, em janeiro de 2016.

Morreu o estudante dos EUA libertado pela Coreia do Norte