Sessenta e quatro pessoas morreram e 254 pessoas ficaram feridas depois de um incêndio que começou em Pedrógão Grande na tarde do passado sábado, dia 17, que consumiu 45 mil hectares de floresta. Ao longo de quase cinco dias, bombeiros de todo o país e a população de quatro distritos — Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Santarém — enfrentaram um fogo que se tornou no maior e mais mortífero incêndio que alguma vez deflagrou em Portugal.

À medida que o país se reergue da tragédia de Pedrógão Grande, ficam na memória as imagens de um fogo indominável, uma batalha pela sobrevivência e o rescaldo que transformou o que era verde num cenário lunar. Na fotogaleria estão mais de 20 imagens que Portugal não vai esquecer tão cedo, todas captadas nos últimos dias pelos fotojornalistas enviados ao local.

Aí pode ver as contribuições de Henrique Casinhas e João Porfírio (Observador), Paulo Cunha e Miguel A. Lopes (Agência Lusa), Patrícia de Melo Moreira e Miguel Riopa (AFP) para guardar na memória um dos eventos mais trágicos na história do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR