Raphaël Guerreiro e Eliseu falharam esta sexta-feira o treino da seleção portuguesa de futebol, em São Petersburgo, e poderão obrigar Fernando Santos a ter que ‘inventar’ um defesa esquerdo para o duelo com a Nova Zelândia, da Taça das Confederações.

Guerreiro, o habitual titular, está a recuperar de uma lesão no pé esquerdo, sofrida no jogo com Rússia (1-0), e é baixa certa para a partida da terceira e última jornada do Grupo A, enquanto Eliseu está com gripe.

Caso o jogador do Benfica não consiga recuperar, o selecionador Fernando Santos vai ser obrigado a adaptar um jogador ao lado esquerda de defesa, com Nelson Semedo, lateral direito, a ser, à partida, o principal candidato.

Os restantes 21 convocados de Portugal trabalharam sem limitações, numa sessão que decorreu num campo de treinos na zona norte da cidade de São Petersburgo e não no Estádio Krestovsky, palco do jogo de sábado, como seria de esperar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Devido às condições do relvado, a FIFA impediu Portugal e Nova Zelândia de fazerem o habitual treino de adaptação.

Nos primeiros 15 minutos do apronto, que foram abertos à comunicação social, os jogadores efetuaram exercícios de aquecimento, divididos em dois grupos, e sempre com bola.

Às 14h45 (12h45 horas de Lisboa), Fernando Santos e um jogador vão, em conferência de imprensa, fazer a antevisão do encontro com a Nova Zelândia, no Estádio Krestovsky.

No Grupo A, Portugal está no segundo lugar com quatro pontos, atrás do México, que também tem quatro, mas tem mais um golo marcado. A Rússia segue com três, enquanto a Nova Zelândia não tem nenhum.

O Nova Zelândia-Portugal está agendado para as 18h00 (16h00) e terá arbitragem do norte-americano Mark Geiger.