Procurando aproveitar a apetência da empresa de correios alemã Deutsche Post para as soluções de mobilidade zero emissões, a Ford acaba de celebrar uma parceria com uma das subsidiárias da companhia, a StreetScooter, para o fabrico de veículos de distribuição eléctricos. O primeiro será um furgão fabricado a partir da base técnica da Transit.

Com o arranque da produção agendado já para Julho, a parceria agora celebrada prevê que, ainda antes do final de 2018, existam pelo menos 2.500 veículos eléctricos no apoio à distribuição urbana do Deutsche Post DHL Group. Número que permitirá ao projecto agora constituído tornar-se no maior fabricante de veículos de distribuição, de tamanho médio, eléctricos, na Europa.

O futuro modelo terá por base o chassi da Ford Transit e surgirá equipado com uma motorização totalmente eléctrica, assim como com uma carroçaria especial, construída segundo as especificações da Deutsche Post e da DHL Paket.

Para o membro do conselho executivo da Deutsche Post AG Jürgen Gerdes, esta parceria é “outro impulso importante para a mobilidade eléctrica na Alemanha”.

Isto irá aliviar as cidades do interior e aumentará a qualidade de vida das pessoas”, acrescenta o mesmo responsável, garantindo que a companhia pretende “continuar a trabalhar em logística totalmente neutra em emissões de carbono”.

Já para o presidente da Europa, Médio Oriente e África da Ford, Steven Armstrong, “a mobilidade eléctrica e as soluções de tráfego inovadoras para as áreas urbanas são focos-chave” para a marca da oval, à medida que esta vai transformando “o negócio para poder responder aos desafios do futuro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como líderes no segmento de veículos comerciais na Europa, esta parceria ajusta-se na perfeição aos nossos pontos fortes e encontrámos na StreetScooter e no Deutsche Post DHL Group parceiros com enorme competência e com uma rede global”, sublinhou.

Recorde-se que o Deutsche Post DHL Group esteve na origem da criação da StreetScooter, um furgão eléctrico compacto que o próprio grupo alemão desenhou e fabricou. E cuja produção a empresa pensa já expandir, para as 20 mil unidades/ano.

Os correios alemães contam com uma frota de 2.500 StreetScooter a circular em todo o país.