São “blockbusters” e independentes; caríssimos, de produção média e feitos com orçamentos muito pequeninos; americanos, europeus, asiáticos e co-produções internacionais; históricos, de ficção científica, de ação, dramáticos, cómicos, animados ou biográficos; assinados por realizadores consagrados e por estreantes no ramo; ambientados no passado, nos nossos dias, no futuro e em mundos imaginários. Eis uma dúzia de filmes selecionados entre os muitos que vão chegar aos cinemas portugueses ao longo dos meses de Verão. A variedade é enorme, é só escolher.

“Adeus Índia”

de Gurinder Chadha

Hugh Bonneville, de “Downton Abbey”, interpreta Lorde Mountbatten, o último Vice-Rei da Índia, na sua tarefa de supervisionar a transição deste país para a independência, logo após a II Guerra Mundial. E tendo também que gerir, na sua residência oficial, centenas de funcionários e criadagem hindu, muçulmana e sikh. Também com Gillian Anderson, Michael Gambon e Om Puri. (Estreia dia 6 de Julho)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Duas Mulheres, um Encontro”

de Martin Provost

Claire (Catherine Frot) é parteira e vive com o filho adolescente fora de Paris. De repente, entra-lhe pela vida dentro Béatrice (Catherine Deneuve), a antiga amante do pai, que não via há muitos anos. Béatrice tem um tumor no cérebro, não tem onde cair morta e é viciada no jogo, e Claire acolhe-a com relutância em sua casa. Duas interpretações que enchem a tela num filme da melhor confecção clássica francesa. (Estreia dia 6 de Julho)

https://youtu.be/VlGBuZQa_dg

“Carros 3”

de Brian Fee

O que é o Verão sem uma longa-metragem animada da Pixar/Disney? Nesta terceira parte da série “Carros”, Faísca McQueen é afastado da pista por uma nova e arrogante geração de pilotos. Para regressar à mó de cima, McQueen vai ter que contar com a ajuda de uma jovem técnica de corridas, Cruz Ramirez, e da inspiração do desaparecido Fabuloso Hudson Hornet. E tudo vai ser jogado na Taça Pistão. (Estreia dia 20 de Julho)

“Dunkirk”

de Christopher Nolan

O realizador da série de filmes “O Cavaleiro das Trevas”, “A Origem” ou “Interstellar” assina esta grande produção sobre a evacuação das tropas aliadas das praias de Dunquerque, no final da Primavera de 1940, após a invasão de França pelas tropas alemãs. Nolan diz que “Dunkirk” é “menos um filme de guerra do que uma história de sobrevivência”. Com Tom Hardy, Kenneth Branagh e Mark Rylance. (Estreia dia 20 de Julho)

“Souvenir”

de Bavo Defurne

Liliane Cheverny (Isabelle Huppert) trabalha numa fábrica de patés e tem um segredo muito bem guardado. Anos antes, conheceu um breve momento de glória, quando era cantora e concorreu ao Festival da Eurovisão. Seguiu-se a queda no esquecimento. Quando se apaixona por um colega de trabalho, Liliane vai que se confrontar com o passado. Uma comédia dramática talhada à medida de Isabelle Huppert. (Estreia dia 20 de Julho)

“Valérian e a Cidade dos Mil Planetas”

de Luc Besson

Um dos filmes mais aguardados do Verão, e do ano. Muito em especial pelos indefetíveis da celebrada banda desenhada de ficção científica de Mézières e Christin, que estão mortinhos por ver se Luc Besson a conseguiu transportar com fidelidade e espetacularidade para a tela, ou se, muito pelo contrário, borrou a pintura toda. Dane DeHaan e Cara Delevigne interpretam os papéis principais desta superprodução francesa que custou 200 milhões de euros. (Estreia dia 27 de Julho)

“Atomic Blonde”

de David Leitch

A “loira atómica” do título deste “thriller” de espionagem é Lorraine Broughton (Charlize Theron), uma versão feminina de James Bond. Durante a Guerra Fria, Lorraine é enviada pelo MI6 para Berlim Leste, numa missão aparentemente impossível: investigar o assassínio de um colega e recuperar uma lista de agentes duplos perdida. Também com James McAvoy, John Goodman e Sofia Boutella. (Estreia dia 10 de Agosto)

“Wiener-Dog”

de Todd Solondz

O herói do novo filme do autor de “Felicidade” e “Diários de um Falhado” é um cão “salsicha” que passa por uma série de donos, cada qual com a sua excentricidade e com vidas algo complicadas, desde um professor de cinema a uma idosa amargurada, que o animal acaba por influenciar e mudar de alguma forma. No elenco desta comédia surgem Ellen Burstyn. Danny DeVito, Julie Delpy, Greta Gerwig e Tracy Letts. (Estreia dia 17 de Agosto)

“A Torre Negra”

de Nicolaj Arcel

Stephen King está de regresso à tela através desta adaptação da série de livros homónima que combina fantasia, terror e “western”, feita à base de elementos de vários dos seus oito volumes. Idris Elba interpreta Roland Deschain, aliás, o Pistoleiro, que habita a dimensão chamada Mid-World, Tom Taylor é Jake Chambers, o rapaz de 11 anos que consegue dar entrada nela, e Matthew McConaughey dá corpo ao maligno feiticeiro Walter Padick. (Estreia dia 24 de Agosto)

“Logan Lucky”

de Steven Soderbergh

O incansável Steven Soderbergh muda mais uma vez de registo, e volta a dirigir Channing Tatum depois de “Magic Mike” e “Efeitos Secundários”. “Logan Lucky” é uma comédia de ação com muitos automóveis, sobre dois irmãos que planeiam fazer um assalto durante uma corrida de “stock cars” da NASCAR na Carolina do Norte. Também com Daniel Craig, Hilary Swank, Adam Driver e Katie Holmes. (Estreia dia 7 de Setembro)

“Django”

de Etienne Comar

Reda Kateb personifica o lendário compositor e guitarrista de jazz Django Reinhardt neste filme que conta a sua fuga da Paris ocupada em 1943, quando percebe que há o perigo de ser enviado para um campo de concentração, juntamente com a família e com os membros da sua banda, por recusar a ir tocar na Alemanha. “Django” assinala a estreia na realização do produtor e argumentista Etienne Comar. (Estreia dia 14 de Setembro)

“Arranha-Céus”

de Ben Wheatley

J.G. Ballard escreveu o livro, o realizador de “Assassinos de Férias” e “Free Fire” levou-o para o cinema. Passado em meados da década de 70 num moderno edifício de apartamentos de Londres desenhado por um arquiteto visionário, “Arranha-Céus” é uma alegoria social satírica, que acaba por se transformar num pesadelo de caos e anarquia. Com Tom Hiddleston, Jeremy Irons, Sienna Miller e Elizabeth Moss. (Estreia dia 14 de Setembro)