Assumido o objectivo de disponibilizar carros autónomos em sistema de ride-sharing já em 2021, e ao público em geral a partir de 2025, a Ford decidiu dar agora a conhecer as suas mais recentes conquistas neste domínio, através de um vídeo em que o protótipo consegue não só reconhecer sinais luminosos e abordar curvas com segurança, como também identificar peões e interagir com estes, “sem qualquer drama”, afirma o construtor norte-americano.

As filmagens, que tiveram como protagonista um protótipo Ford Fusion totalmente equipado com sensores, radares e software de condução autónoma, decorreram no espaço da Universidade do Michigan, EUA, onde, simulando um ambiente urbano, o carro equipado com tecnologia de nível 4 enfrentou de forma positiva “cenários como cruzamentos com tráfego, peões a atravessar passadeiras, diversos tipos de sinais de trânsito e até ciclistas”.

Durante a demonstração, os Fusion autónomos “conduziram-se sozinhos e com sucesso, ao longo das ruas da universidade, a uma velocidade média de 25 milhas por hora”, descreve a Automotive News.

[jwplatform I00wRgtu]

Recorde-se que a Ford já realizou testes com carros autónomos em estados norte-americanos como a Califórnia, Arizona e Michigan, sendo que o próximo passo poderá ser realizar experiências de género na Europa, já este ano.

O objectivo dos engenheiros passa por criar um carro autónomo sem volante ou pedais, de forma a oferecer veículos que se conduzem sozinhos, num sistema de ride-sharing, em 2021, e ao público em geral, quatro anos depois, ou seja, em 2025.

Já este ano, a Ford anunciou a intenção de investir mil milhões de dólares, durante os próximos cinco anos, em domínios como a robótica e a inteligência artificial, esta última, a cargo da startup Argo AI. Sendo que, se tudo correr como o previsto, a marca da oval poderá até vir a disponibilizar tecnologia de condução autónoma a outros fabricantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR