A conselheira da Justiça e do interior da Junta da Andaluzia indicou que pelo menos 230 pessoas que foram retiradas de sua casa no domingo devido ao incêndio que lavra em Moguer, Huelva, devem pernoitar fora de casa.

Em declarações aos jornalistas no Ponto de Comando Avançado do incêndio, Rosa Aguilar explicou que se trata de vizinhos do local de Las Madres e da zona de Las Posadillas, em Moguer. São dois enclaves que os técnicos consideram que “ainda é necessário manter desocupados de forma preventiva até que o incêndio seja dado como estabilizado”. Estas pessoas continuarão a pernoitar nos polidesportivos de Almonte e Moguer.

O incêndio que deflagrou sábado numa zona de pinheiros e cultivos de Moguer, na área natural de proteção envolvente do Parque Nacional de Doñana (próximo de Huelva, no sul de Espanha) continua ativo mas, segundo as autoridades, apresenta uma “evolução favorável” em termos de combate.

Depois de mais de 45 horas de trabalhos já não se fala em três frentes ativas, mas sim de um perímetro do incêndio “perfeitamente consolidado”, disse o conselheiro do meio ambiente, José Fiscal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR