Todas gostamos de estar bronzeadas mas a não ser que vá todos os dias até uma praia de nudistas, o mais certo é acabar com marcas. Principalmente para quem gosta de usar fatos de banho originais, diferentes, cheios de tiras e — o que está agora na moda — cinturas subidas. É o adeus à barriga bronzeada. Mas não é só na praia que ficamos à mercê da ação do sol. Com o verão, chegam os treinos ao ar livre, os almoços na esplanada e os finais de dia nos terraços. E também os bronzes “à camionista” como se costumava dizer. Ou, neste caso, as marcas dos calções nas pernas ou dos tops nas costas.

Quer goste de alternar entre fatos de banho ou biquínis, ou mesmo depois de um acidente com alguma peça de roupa ao sol, há algumas soluções rápidas que ajudam a atenuar as marcas na pele. E nenhuma delas envolve expor-se ainda mais ao sol para tentar uniformizar o tom.

View this post on Instagram

I've made a huge mistake. (By @charlottehgomez)

A post shared by Comics (@comics) on

Para uma emergência SOS

Imagine que tem um casamento ou uma festa e as suas marcas de bronze ficam a descoberto. A forma mais rápida de as tapar de forma segura será com um pouco de auto-bronzeador exatamente nas linhas brancas. Escolha um produto daqueles que fazem um bronze gradual para não acabar por escurecer demasiado as linhas e ficar (novamente) com marcas. Lembre-se de o aplicar um a dois dias antes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bronze sem sair de casa? Sim, por favor

Desvanecer gradualmente…

O bronze não é nada mais que células mortas acumuladas à superfície da pele que ficam mais escuras. Esfoliar a pele vai ajudar a aclarar a pele morena (porque as células “queimadas” são retiradas) e a acelerar o processo de desvanecimento do bronze, acabando por uniformizar o tom da pele. Lembre-se que qualquer bronze é um ataque à epiderme. Tem obrigatoriamente de aplicar hidratantes após a exposição solar para a ajudar a cicatrizar e a reter água.

Massagens esfoliantes para preparar a pele para o bronzeado

Usar produtos que saem no banho

Hoje em dia já há muitas marcas com bronzes instantâneos e que saem no banho (como o BB Cream de corpo de Garnier). Não aconselhamos para um evento mais sério, como um casamento, simplesmente porque, ao longo das horas, podem começar a sair com o suor. Mas são ótimos para o dia-a-dia e criam um efeito bronzeado instantâneo pelo que vão disfarçar as linhas do bronze.

Alguma maquilhagem também funciona

Para zonas mais pequenas, como o peito o pescoço ou mesmo o rosto (para aquelas pessoas que teimam em apanhar banhos de sol com óculos), uma base mais escura ou um pó de bronze vão ajudar a disfarçar.

Mas também pode apenas ir à sua cozinha

Há muitos ingredientes naturais que ajudam a desvanecer marcas de bronze:

  • Sumo de limão: atua como um esfoliante natural, daí que seja o SOS para quem coloca auto-bronzeador sem luvas e fica com as palmas das mãos laranjas. Mas é aconselhável não o usar sozinho. Misture com um pouco de mel, aplique nas marcas de bronze, deixe ficar por 25 minutos e tire com água. Não use nunca em caso de escaldão.
  • Bicarbonato de sódio: é dos mais eficazes para “apagar” o bronzeado. Misture com água e deixa atuar na pele durante 15 minutos. Também pode esfregar e usar como uma espécie de esfoliante.
  • Chá preto: funciona bem em áreas grandes. Faça uma chávena de chá preto gelado e despeje numa garrafa de spray. Após o banho, borrife o chá preto na pele. É ótimo em escaldões (ao contrário do limão) porque ajuda a acalmar a pele.
  • Batata: tal como pode ajudar a curar um escaldão, também ajuda nas marcas e nas linhas. Pode esmagar uma batata e fazer uma pasta, aplicando-a na zona afetada durante 20 minutos (e repetir todos os dias).
  • Pepino: graças ao seu teor elevado de vitamina C, é um excelente ingrediente para nutrir a pele e tirar marcas de bronzeado. Basta fazer uma pasta de pepino e aplicá-la na pele, deixando atuar durante 15 minutos.