Carlos Carvalho e Sérgio Ribeiro encontraram aquele furo no mercado. Numa altura em que a sensibilização para a sustentabilidade e eficiência energética está mais forte do que nunca, os dois engenheiros deram pela dificuldade que o comum mortal tem em encontrar soluções para o dia-a-dia. Quer dizer, tinha. A Planetiers está online há um mês e é uma plataforma que agrega informação, produtos e serviços centrados em reduzir o desperdício de recursos, seja água, energia elétrica ou matéria têxtil, e a utilização de combustíveis fósseis e outros poluentes. Para já, são cerca de 70 soluções, mas a tendência é crescer.

“Não havia nenhuma plataforma que fizesse isto. A pessoa tinha de prescindir de tempo para, ela própria, ir procurar soluções. O que fizemos foi agregar várias marcas e serviços sustentáveis, da mesma forma que já fazem o Booking, o Airbnb ou a Farfetch, mas noutras áreas”, afirma Sérgio, um dos mentores do projeto.

Sérgio Ribeiro (à esquerda) e Carlos Carvalho, os mentores da Planetiers. © Bruno Simão

A ideia não é de ontem. Carlos, de 31 anos, vem de Engenharia Eletrotécnica, na Universidade Nova de Lisboa. Sérgio, com 26, concluiu o curso de Engenharia Biológica, no Instituto Superior Técnico. Em 2011, conheceram-se e foi aí que houve a primeira faísca. Inicialmente, idealizaram juntos um projeto virado apenas para a poupança de energia. Porque é raro o mês em que não nos surpreendemos com a conta da luz e porque nem todos sabem que há maneiras de ir controlando o consumo de água e energia. “Tínhamos alguns daqueles macaquinhos de cabeça de empreendedor, como acharmos que aquela era a ideia e que, se alguém a roubasse, a nossa vida no empreendedorismo acabava ali”, contam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo do tempo, o embrião da Planetiers foi abrangendo outras áreas. Foi aí que apontaram a mira a Guimarães. A cidade já preparava a candidatura a Capital Verde Europeia 2020, solo mais do que fértil para dar forma à ideia. Começaram pelo lado pedagógico, com a elaboração de um jogo. Em 2015, chegou o financiamento da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), altura de voltar à carga.

No ano passado, levaram a Planetiers à Web Summit. Que a plataforma era inédita em Portugal, já era uma certeza, mas a interação com empreendedores e especialistas de todo o mundo fê-los perceber que havia espaço para passar as fronteiras. Para já, a primeira fase é mesmo cá.

Airosa Design, a marca de mochilas também está à venda na plataforma ©Divulgação

Foram meses de pesquisa para chegar a várias áreas. Hoje, o site tem mais de dez separadores, da moda e da jardinagem à energia e aos transportes e, no meio de dezenas de marcas, só há uma que não é portuguesa. Algumas são verdadeiramente surpreendentes, dos kits de energia solar da Boa Energia, para montar sozinho, às urnas biodegradáveis da Bios. A caminho do site está também o Dynamic Flow, uma ideia peregrina de dois portugueses. O chuveiro inteligente memoriza as preferências de cada utilizador, por isso a água só começa a sair quando a temperatura estiver ao gosto. Parte da missão da Planetiers também passa por impulsionar novas marcas e projetos.

A plataforma é gratuita, para os utilizadores e para os vendedores, e a Planetiers vai viver das comissões sobre as vendas. Depois de um investimento de 70 mil euros, nesta primeira fase, Carlos e Sérgio querem fazer o projeto vingar cá dentro, investindo, sobretudo, na comunicação. O objetivo é também criar espaço para a partilha de impressões sobre os produtos e ainda desenvolver, sempre que for o caso, um serviço pós compra que possibilite ao clientes quantificar a poupança. Primeiros passos para a internacionalização só em 2018. Até lá, vão tentar fazer de Portugal um país mais sustentável.