Donald Trump tem alegadas cópias das capas da revista Time, nas quais surge como protagonista, expostas nos seus clubes de golfe. O Washington Post, contudo, reportou na última terça-feira que estas são falsas.

No seguimento desta notícia, a Time pediu à equipa do presidente dos Estados Unidos que removesse as falsificações das paredes. Uma das capas tinha como manchete “Donald Trump: O ‘Aprendiz’ é um sucesso da televisão!”.

A imagem que, alegadamente, está exposta em pelo menos quatro clubes de golfe, foi publicada a 1 de março de 2009. Porém, um porta-voz da Time citado pelo The Guardian disse que esta fotografia nunca esteve publicada em nenhuma edição da revista norte-americana e em nenhum dos seus formatos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A verdadeira capa dessa data foi protagonizada por Kate Winslet.

Posso confirmar que isto não é uma capa real da Time”, disse Kerri Chyka ao Washington Post.

Numa primeira observação, a capa parece realmente verdadeira. Mas, com uma investigação mais detalhada podemos perceber que a linha vermelha que enquadra a página é demasiado fina, não há partes brancas e o ponto de exclamação é pouco ortodoxo.

A capa falsa teria sido intercalada com outras capas reais da Time. Porém, em julho de 2016, Trump assumiu a sua presença nessas edições.

Eu acho que estive na capa da Time duas vezes na minha vida e umas seis vezes nos números dos últimos meses”, declarou o atual presidente.

Mas o Washington Post notou que Trump esteve apenas uma vez na capa da revista Time, quando ainda não tinha iniciado o seu percurso político, em janeiro de 1989. Naquela altura ele ainda era conhecido como um milionário empresário nova-iorquino. A sua última presença na capa foi em dezembro de 2016, quando foi nomeado “Pessoa do Ano”.

À semelhança de outras polémicas em volta de Trump, também esta já abriu espaço para comentários no twitter.

Sarah Huckabee Sanders, uma porta-voz do presidente, recusou-se a comentar as escolhas de decoração dos campo de golfe de Trump.