Uma operação anti-jihadismo está a ser desenvolvida em Espanha, Reino Unido e Alemanha desde ontem à tarde, e já levou à detenção de seis pessoas, segundo confirmação policial dada ao El País. Fontes da investigação revelaram que alguns dos detidos mantêm ligação entre si, estão vinculados ao auto-proclamado Estado Islâmico (EI), e relacionados com a captação, propaganda e envio de combatentes para a Síria e Iraque.

De acordo com fontes judiciais, a célula realizava reuniões semanais clandestinas para conseguir determinar a vontade dos jovens em aderir à causa e viajar para zonas de conflito, sendo que o grupo de Palma de Maiorca estava a ganhar cada vez mais adeptos. Os suspeitos foram monitorizados por escutas telefónicas, numa operação que contou com a colaboração, entre outros, da Polícia Federal Alemã (BKA), Polícia Metropolitana de Londres e Europol.

A investigação iniciou-se em 2015 devido a uma série de publicações num website que mostravam em vídeo os processos de recrutamento e viagem para a Síria de um jovem muçulmano residente em Espanha. Depois de alguns esforços conseguiu-se identificar o promotor das imagens, um salafista que residia no Reino Unido e que se tinha mudado recentemente para aquela ilha espanhola com o objetivo de reavivar os ideais do grupo, tornando-se, posteriormente, o seu líder espiritual.

A operação continua em curso, razão pela qual as identidades dos detidos ainda não foram reveladas. Fontes policiais asseguraram que têm no radar de busca mais de 1000 pessoas, 259 pessoas investigadas e mais de 500 telefones sob escuta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR