Festival Med

Uma nova edição para continuar a fazer deste festival um caso à parte. Loulé transforma-se num enorme cruzamento de ruas vindas de diferentes partes do mundo e não importa muito o caminho que se escolhe. Ou melhor, importa, claro, mas só se for o instinto a decidir.

9 fotos

Qualquer escolha será perfeita, no meio de tanto a acontecer esta é uma certeza. Exemplos curtos que o cartaz é extenso (e pode ser consultado na íntegra aqui): esta quinta feira, o primeiro de três dias de música, há Marta Ren & The Groovelets (de Portugal), Teté Alhinho (de Cabo Verde) e Rachid Taha (da Argélia). Sexta tocam Helder Moutinho, Lura (Cabo Verde) e Bnegão (do Brasil). E no sábado há Medeiros/Lucas, Fanfare Ciocarlia (Roménia) e Che Sudaka (Colômbia, Argentina e Espanha). Músicas vindas de todo o mundo, distribuídas por seis palcos. Não há como escapar deste baile, não há como fugir desta farra. Nem que muito queiram. Até porque cada um dos dias encerra com gente que sabe trabalhar esta matéria: Celeste/Mariposa, H.A.T. e Branko.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De quinta a sábado, em Loulé. Todas as informações aqui.

Sumol Summer Fest

Dois dias, sexta e sábado, no Ericeira Camping. A ideia é a mesma dos anos anteriores: verão, amigos e talvez mais verão. Dar-lhe banda sonora e juntar a rapaziada. Assim sendo, o alinhamento privilegia o hip hop, o reggae e o reggaeton.

5 fotos

Os cabeças de cartaz para cada um dos dias são Fat Joe e Sean Paul, mas, vá lá, prestemos atenção ao resto do programa. Sexta feira há espaço reservado para recordar a História do Hip Hop Português em concerto e há DJ Big a explicar como é que se trabalham os pratos e etecetera. Sábado é dia de Valas, um dos rappers que todos devíamos seguir com atenção — e ainda nem sequer tem disco pronto. E há também DJ Slimcutz: e nada de começarem com aquelas coisas do “então mas esse não é só mais um DJ”. É um argumento ridículo, digamos. Fora isso, lembremos que este festival tem um hashtag: #estátudoàsolta. Ora bem.

Sexta e sábado, na Ericeira. Todas as informações aqui.

Musa Cascais

Começa esta quinta feira mas o palco principal só vai estar a funcionar na sexta e no sábado. É fácil de explicar: há mais dois palcos neste festival e ainda uma zona de festa rija na área de campismo. O que quer dizer que não é preciso mais para pôr tudo a andar.

4 fotos

A ideia deste festival é o reggae. Entendidos? Ora ainda bem. E agora que esclarecemos isso avancemos para o resto: os nomes. Gentleman, Protojoe, Ponto de Equilíbrio, Horace Andy, Kabaka Pyramid, Fantan Mojah, The Skatalites, Naâman, Andrea Blessed, Rubera Roots Band e Like the Man Said. Que tal? Não, não é tudo, mas é uma lista generosa, esta que aqui vai, não? “Sim, mas o reggae não é bem a minha onda.” Bom, essa é outra questão. Mas assim ninguém vai ao engano.

Quinta, sexta e sábado na Praia da Carcavelos. Todas as informações aqui.