Tech Auto

Ford Mustang. Para os burnouts, é o que se quiser

Desejoso de acelerar a fundo, com o eixo da frente trancado e os pneus de trás a rodar furiosamente, de modo a queimar a borracha no alcatrão, libertando uma nuvem de fumo? Desejo concedido pela Ford.

Autor
  • Francisco António

Os chamados burnouts vão passar a estar ao alcance de todo e qualquer condutor. Ou, melhor, de todo e qualquer condutor que adquira um Ford Mustang Ano 2018, o qual passa a estar equipado, em todas as versões e variantes, com um modo específico para – basicamente – queimar borracha!

Até aqui disponível apenas com a motorização mais potente, o GT com bloco a gasolina V8 5,0 litros, a verdade é que a Ford decidiu aproveitar o lançamento do modelo ano 2018 do Mustang para alargar esta funcionalidade a toda a gama do popular muscle car. Passando a disponibilizá-la também na motorização de entrada, o 2,3 litros EcoBoost, assim como no V6 3,7 litros.

Pensado inicialmente para as corridas americanas de dragsters e, também por isso, com utilização no Mustang restringida aos momentos em pista (passa, aliás, a constar da garantia), o sistema actua bloqueando os travões das rodas da frente, de forma a que o condutor, ao acelerar a fundo, consiga fazer rodar as rodas traseiras com o carro imobilizado, durante até um máximo de 15 segundos. Algo que, nas chamadas drag races, é utilizado para aquecer os pneus que transmitem a potência; mas que, em outros ambientes e momentos, certamente levará a muitos outros tipos de aplicação…

O sistema é disponibilizado pela marca da oval tanto nas versões com caixa manual, como naquelas que vêm de fábrica já com a nova caixa automática de 10 velocidades. Sendo que, para activar esta nova funcionalidade, o condutor apenas tem de aceder ao modo “Track” (pista) e, ao seleccionar a opção, começar por assistir a uma curta animação, exibida no painel de instrumentos totalmente digital de 12”, de uma roda a girar e a fazer uma nuvem de fumo – sinal de que o sistema está activo.

Os burnouts são algo que nunca passa de moda: Não interessa a idade que temos ou as vezes que já fizemos”, afirma o campeão norte-americano de Fórmula Drift, Vaughn Gittin Jr. “Quem acharia possível ver uma coisa assim num Mustang EcoBoost, durante pelo menos 15 segundos? A verdade é que só podemos gostar destas coisas loucas que a Ford consegue!”

Recorde-se que o actualizado Ford Mustang chega aos concessionários ainda este ano, embora não sejam ainda conhecidos os preços com que tal acontecerá. Certo, é que, pelo menos no caso do topo de gama GT com motor V8 5,0 litros, será um carro “profundamente revisto”, com mais potência que qualquer outro Mustang GT produzido até aqui. Promessa de Ford…

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Estado

O Estado e a verdade

Rui Ramos

Este é um Estado que teve seis anos José Sócrates à frente do governo, carregado de suspeitas de corrupção, mentira e conspiração contra o Estado de direito – e nada fez para esclarecer as dúvidas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site