Projecto levado a cabo pelo Departamento de Operações Especiais do fabricante britânico, o Jaguar XE SV Project 8 acaba de fazer a sua primeira aparição pública na versão de produção, no Festival de Velocidade de Goodwood, a decorrer até dia 2 de Julho. Com um ‘poder de fogo’ resultante de um V8 5,0 litros a debitar 600 cv, mas também com uma produção limitada a 300 unidades.

Apontado como o Jaguar de estrada mais potente de sempre, o XE SV Project 8 inclui muita fibra de carbono na sua construção e, desde logo, no fabrico dos pára-choques dianteiro e traseiro, do capot e de vários apêndices aerodinâmicos. Com a carroçaria esteticamente mais agressiva a ganhar igualmente uma nova grelha, pintura bicolor, novas jantes em liga leve de 20”, envolvidas por pneus de alta performance, e quatro saídas de escape.

A pensar na aerodinâmica, destaque para a opção para uma parte inferior lisa, complementada por um generoso difusor traseiro e uma asa traseira de dimensões consideráveis e ajustável, procurando manter o XE o mais agarrado possível à estrada. Algo para o qual a tracção integral também dá, de resto, o seu contributo.

[jwplatform aK8OVX9M]

Do pacote técnico fazem ainda parte molas mais rígidas e amortecedores ajustáveis manualmente, soluções a que se junta o primeiro o modo de actuação Track, ou pista, disponível num Jaguar. E que, quando accionado, optimiza tanto a direcção, como o controlo de estabilidade, de forma a garantir o melhor tempo por volta, graças também a uma resposta mais precisa, tanto da parte do volante, como da caixa de velocidades automática de oito relações, com patilhas no volante.

Já no habitáculo, os ocupantes beneficiam de muitos revestimentos em Alcantara e fibra de carbono, sendo que, especificamente para a América do Norte, o Project 8 será disponibilizado apenas na configuração de quatro lugares, com bancos de forte pendor desportivo à frente. Nos restantes mercados, há a possibilidade de optar por um verdadeiro pack para utilização em pista, que elimina os bancos traseiros, oferecendo um ambiente genuinamente de competição.

Segundo avança a Jaguar, o XE SV Project 8 deverá acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 321 km/h. Números que fazem deste Jaguar um felino realmente rápido, embora continuando a ser uma proposta (razoavelmente) adequada para uma utilização no dia-a-dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR