Irish Fairy and Folk Tales
W.B. Yeats
(Modern Library Classics)

Nem todos nós poderemos este ano passar uma quinzena na Balaia. Os que não puderem veranear nas praias do Algarve têm sempre a hipótese de ler a colectânea de contos de fadas e lendas compilada por Yeats. Lá encontrarão suficientes irlandeses bêbados, mulheres vestidas com trajes peculiares e criaturas minúsculas a correr para todo o lado e a fazer da vida dos adultos um inferno para que a experiência seja minimamente realista. Mais escaldão, menos escaldão está lá tudo.

Butcher’s Crossing
John Williams
(Dom Quixote)

O livro conta a história de um jovem que se farta da civilização e da vida universitária e decide ir para o Oeste americano caçar manadas de búfalos em pleno Inverno. É, portanto, o livro ideal para qualquer leitor que negue a existência do aquecimento global, mas que ainda assim não suporte os quarenta graus à sombra da costa alentejana.

O Vendido
Paul Beatty
(Elsinore)

Um livro que fale sobre um negro que decide fazer de outro negro seu escravo é bem capaz de ser mais refrescante do que aquelas ventoinhas nebulizadoras que todos os cafés e restaurantes com esplanada agora têm. E Deus sabe como essas ventoinhas são refrescantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 fotos

João Pedro Vala é aluno de doutoramento do Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa.