O ministro das Finanças do Ontário, o lusodescendente Charles Sousa, destacou, este domingo, o contributo da comunidade portuguesa para o desenvolvimento do Canadá, referindo a importância da aposta na educação.

“A comunidade portuguesa tem tido um impacto enorme ao longo dos anos, principalmente nos últimos 60 anos. Tenho muito orgulho em ser português por causa do contributo da nossa comunidade”, afirmou o governante.

O Canadá e a província do Ontário celebram este sábado o seu 150.º aniversário, efeméride que vai ser comemorada um pouco por todo o país com diversos eventos.

Charles Sousa lembrou ainda alguns exemplos de pessoas e famílias que têm tido um enorme impacto no Canadá enquanto Nação.

“Temos também no Quebeque um ministro das Finanças (Carlos Leitão). Mas temos muitos lusodescendentes noutras áreas além da política, como empresários e dirigentes sindicais. Estão todos a fazer a sua parte para aumentar a nossa representação enquanto portugueses”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Filho de emigrantes provenientes da Nazaré, distrito de Leiria, lembrou ainda a máxima do seu pai, António Sousa, falecido no verão passado, que “a educação é a melhor arma”.

“Quando fui criado em Toronto os meus pais sempre tiveram esse cuidado de me incentivar a estudar, para prosseguirmos os estudos e para nos prepararmos o máximo possível. É essa a preocupação que tenho tido nos orçamentos que apresento para investir na juventude”, sublinhou.

Em 2018, a província do Ontário vai a votos para escolher um novo governo e Charles Sousa vai voltar a ser o candidato liberal pelo seu distrito eleitoral em Mississauga Sul.

O lusodescendente mostra-se confiante em “acabar aquilo que começou a fazer”, reconhecendo que as prioridades passam por tornar o Ontário “mais competitivo”, por isso pretende “dar continuidade a todo o trabalho”.

“As prioridades do governo provincial para as pessoas que aqui residem passam por áreas da saúde, da educação, dos transportes públicos e das infraestruturas”, concluiu.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60% a 70% sejam de origem açoriana.