O doodle desta segunda-feira é marcado pelo festejo do 140º aniversário do Torneio de Wimbledon, a mais antiga competição de ténis do mundo e, na opinião de muitos, a mais importante. Foi criado em 1877 pelo All England Lawn Tennis and Croquet Club, edição em que participaram 22 jogadores.

Wimbledon sempre atraiu grandes multidões desde o início do ténis profissional, quando os jogadores ainda jogavam com raquetes rudimentares e artesanais de madeira. A primeira transmissão televisiva do torneio foi feita a 21 de junho de 1937 pela BBC. O campeonato é também conhecido pelos seus relvados, perfeitamente cortados nos 8 milímetros, altura firme para movimentos rápidos.

As associações com a realiza sempre foram muitas devido ao facto de se realizar na capital britânica, a sede da monarquia. Na tribuna central, era tradição sentar-se a família real e, mesmo que não estivesse presente, os jogadores tinham de se curvar perante a tribuna. Essa regra foi abolida em 2003 e só é necessária se estiver presente a Rainha ou o Príncipe de Gales.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A publicidade patrocinada não é permitida e há um rigoroso dress code no qual os jogadores devem vestir um equipamento praticamente todo branco. Por exemplo, em 2013, foi dito a Roger Federer que deveria mudar de sapatos porque as suas solas eram cor de laranja. Nas partidas, cerca de 250 meninos e meninas das bolas – Ball Boys and Girls (BBG) – têm como trabalho não perder de vista todas as velozes bolas de ténis, atividade na qual andaram meses a treinar antes da competição.

As letras do Google formam o público, salvo a letra L, que se torna árbitro da correspondência. O pássaro do canto superior direito é Rufus the Hawk, “que expulsa devidamente os pombos que aterram no relvado durante uma partida”, de acordo com a Google. O torneio deste ano realiza-se de 3 a 16 de julho e a campeã mundial Serena Williams estará ausente depois de anunciar sua gravidez em abril.

Juntamente com o Open da Austrália, com o Torneio de Roland Garros e com o US Open, o Campeonato de Wimbledon constitui o conjunto de torneios do Grand Slam.