– O secretário-geral das Nações Unidas alertou esta sexta-feira, em Lisboa, que a Agenda 2030, integrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), só terá êxito se forem concretizados, “com uma ambição acrescida” os Acordos de Paris sobre alterações climáticas.

António Guterres discursava na sessão de abertura da 49.ª Reunião do Tidewater, que termina na terça-feira em Lisboa, na presença de 36 de legações de vários países, organizações internacionais, bancos, organizações não-governamentais e da sociedade civil.

Não haverá Agenda 2030 com êxito se os acordos de Paris não forem executados, e não forem executados com uma ambição acrescida. Depois, não haverá êxito na agenda 2030 se, simultaneamente, não conseguirmos ter uma discussão racional sobre os movimentos da população, sobre a mobilidade humana, sobre migrações, e se não conseguirmos evitar a esquizofrenia em que muitas das nossas sociedades se deixaram possuir”, afirmou Guterres.

O secretário-geral da ONU adiantou ser “importante reafirmar”, porém, dados otimistas surgidos após a decisão do Governo dos Estados Unidos de abandonar os Acordos de Paris.

A verdade é que se verificou um sobressalto à escala mundial e estamos a assistir a uma reafirmação por parte de todos os outros governos do seu compromisso com Paris – União Europeia (UE), China, Índia. É claro o seu compromisso”, referiu, salientando que o otimismo é maior quando se observa a evolução norte-americana.

“Não deixa de ser interessante que, na própria sociedade norte-americana, este sobressalto estar a gerar, nalgumas cidades e Estados e na classe empresarial, um fortíssimo compromisso com a ‘economia verde’ e com os objetivos de luta em relação às alterações climáticas”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR