Foi através do Twitter que Elon Musk comunicou aos muitos adeptos da Tesla algumas novidades. Desta feita, relativas ao Model 3: segundo o CEO da marca, o novo modelo de acesso à sua gama já cumpriu todos os testes regulamentares necessários à sua comercialização em território norte-americano, e as primeiras unidades sairão da linha de montagem da fábrica de Fremont já na próxima sexta-feira.

Uma previsão que, a verificar-se, representará uma excelente notícia tanto para a Tesla como para os seus clientes. No primeiro caso, porque significará que se cumpre o calendário inicialmente esperado para o lançamento do modelo; no segundo caso, porque o muito esperado Model 3 está, finalmente, prestes a começar a chegar às mãos dos mais de 400 mil clientes que fizeram a respectiva pré-reserva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas o processo ainda terá algum caminho a percorrer. Como o Observador já por várias vezes apontou, as primeiras unidades do Model 3 deverão destinar-se a funcionários e investidores da Tesla, que servirão como uma espécie de “cobaias” na identificação de possíveis falhas e erros de fabrico, para que estas possam ser corrigidas antes de o modelo ser entregue aos seus primeiros clientes “reais”. Só depois o modelo começará a ser entregue a clientes da marca na Califórnia e, à medida que a cadência de produção aumente, também noutras latitiudes.

Antes disso, tudo leva a crer que a Tesla leve a cabo, a 28 de Julho, um evento de lançamento oficial do Model 3, a realizar a 28 de Julho, segundo Elon Musk. À partida, na fábrica de Fremont, como já conteceu com os Model S e Model X. A iniciativa será aproveitada para entregar as chaves do veículo aos seus primeiros clientes, os tais funcionários, altos quadros e investidores da marca.

Ainda assim, a alegria de quem aguarda por um Model 3 não deverá ser eufórica, já que o tempo de espera poderá ser maior do que aquilo que muitos gostariam… e previam. Se não, atente-se na actualização feita por Elon Musk ao calendário de produção do modelo, que tem previsto atingir as 8.000 unidades semanais durante o próximo ano, para que 80 mil Model 3 pudessem estar nas mãos de clientes até ao final deste ano.

Desde logo, embora o fabrico arranque na próxima sexta-feira, apenas 30 exemplares serão entregues até ao final de Julho. O CEO da marca adianta ainda que a produção subirá para 100 unidades/semana em Agosto, e para 1.500/unidades em Setembro, embora mantenha a sua previsão de produzir 5.000 exemplares semanalmente ainda durante 2017, só que até ao final do ano e não em Setembro, como inicialmente previsto.

Posto isto, e dependendo da altura em Dezembro em que tal fasquia seja alcançada, tudo aponta para que a Tesla entregue, no máximo, entre 30.000 e 40.000 Model 3 até ao final de 2017. Ou seja, na melhor das hipóteses, somente 10% daqueles que efectuaram uma pré-reserva receberão o seu exemplar antes de 2018. E como o plano da Tesla é entregar as primeiras unidades na região em que está instalada a sua fábrica, quase todos os Model 3 produzidos este ano acabarão por ficar na Califórnia.

Espera-se, por isso, para breve, mais uma actualização: a de que todas as pré-reservas estarão satisfeitas, não em meados de 2018, mas no final desse ano ou mesmo no início de 2019.