É no arquipélago das Cíclades que ficam algumas das mais belas ilhas da Grécia. O mar de um azul turquesa, as encostas de casinhas brancas, os alpendres debruados de buganvílias, as ruas estreitas onde a cada esquina encontramos uma lojinha de produtos locais, uma esplanada num pátio, um restaurante. E um pôr do sol sem igual. Entre dezenas e dezenas de ilhas, aqui fica um roteiro do que não pode mesmo perder. Para desfrutar parte de um verão que vai querer eterno.

Milos

Considerada uma das ilhas mais bonitas do arquipélago das Cíclades, Milos tem praias e baías maravilhosas como a baía de Sarakiniko, onde a paisagem rochosa nos maravilha pela sua peculiaridade, ou Kleftiko, onde o mar tem um azul único, alcunhado de “azul Egeu”. As formações de calcário a despontarem do mar, as grutas, os túneis e as piscinas naturais completam o cenário.

Em terra firme, vale a pena conhecer Klima, uma pequena aldeia de pescadores com as casinhas coloridas alinhadas em frente ao mar e Plaka, o centro histórico de Milos. A vista da ermida no topo é fenomenal. As ruelas do centro são do mais grego possível: a calçada irregular, as ruelas estreitas, as lojinhas eclécticas, as esplanadas sombreadas por buganvílias frondosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Onde jantar

No restaurante Archontoula, um espaço castiço com uma esplanada agradável, mesmo no centro histórico. Os legumes grelhados com queijo manouri, a moussaka e cabrito à Milos são algumas das especialidades a provar. Plaka 848 01. Preço médio por pessoa: 15 euros.

Onde ficar

No hotel Santa Maria Village. Tem uma boa localização, uma ótima vista, uma boa piscina e uns donos muito simpáticos sempre prontos a ajudar na organização de passeios pela ilha. Quarto duplo a partir de 100 euros.

Santorini

O ícone máximo das ilhas gregas, Santorini é realmente de uma beleza única. A não perder o pôr-do-sol de Oia, que tem fama de ser um dos mais bonitos do mundo. Vale a pena visitar também Fira, subir de burro pelas suas ruelas estreitas, beber um café no Kastro Café, que tem uma vista esplêndida, e dar um mergulho na praia de Katharos.

Onde jantar

No Sunset em Ammoudi, junto ao porto de Oia. Considerado um dos melhores restaurantes na Grécia, a sua massa com lagosta é famosa além fronteiras. O polvo também é outra especialidade local. E o restaurante tem vista privilegiada para o pôr-do-sol. Aberto todos os dias das 11h20 às 23h30. Preço médio por pessoa: 35 euros.

Onde ficar

No Petit Palace Suites, à saída de Fira. Com vista sobre a caldeira, tem pequenas suites com piscinas privadas. Quartos duplos a partir dos 350 euros.

Paros

Um centro histórico muito pitoresco, com ruelas, lojas de designers locais, restaurantes alinhados à beira-mar e esplanadas no adro da igreja, fazem de Paros uma das ilhas das Cíclades a não perder. Já há barzinhos fashion mas ainda há barcos de pesca ancorados nas marinas. Há turistas mas também ainda muitos locais.

Onde jantar

Na Glafkos Taverna, considerado o melhor restaurante da ilha e que fica mesmo à beira-mar. Serve especialidades gregas num ambiente intimista e a reserva é mais do que obrigatória. Naousa 844 01. Aberto todos os dias das 13h às 00h. Preço médio por pessoa: 18 euros.

Onde ficar

No Yria Island Hotel. Fica a 100 metros da bonita praia de Parasporos, tem uma piscina fantástica, bonitos jardins e um restaurante com comida local. Quartos duplos a partir de 200 euros por noite. Reservas através do site.

Mykonos

É a ilha grega das festas, do hedonismo, da boémia e da liberdade sexual. A ilha que nunca dorme, dos mil e um restaurantes, bares e discotecas. É também em Mykonos que se encontram os hotéis mais charmosos. Tem cerca de 11 praias, todas elas com identidades diferentes. Os jet setters vão para a Psarou, a Super Paradise é a das festas loucas, a Fokos é a mais isolada, a Ag. Ioannis tem o pôr-do-sol mais bonito e a Panormos é a preferida dos locais.

© Getty Images/iStockphoto

Onde almoçar

O Kiki’s Tavern é um dos mais famosos restaurantes em Mykonos e fica na praia de Agios Sostis, no norte da ilha. A especialidade é peixe e frutos do mar na brasa. Já o estilo é rústico e simples, telhado de palha e pouco mais de 30 lugares sentados com uma vista maravilhosa para o mar Egeu. A reserva é obrigatória. Aberto todos os dias das 12h30 às 19h. Preço médio por pessoa: 15 euros.

Onde ficar

No Vencia Boutique Hotel. Fica a uma curta distância a pé do centro de Chora, mas suficientemente longe para não estar no meio dos bares e discotecas. Tem ainda uma bonita piscina infinita com uma vista soberba sobre o centro histórico e o mar. Quarto duplo a partir de 250 euros.

Como ir

Há várias companhias a voar de Lisboa ou do Porto para Atenas, Santorini ou Mykonos, como é o caso da Easy Jet, da TAP e da Aegean Air, com bilhetes a partir dos 350 euros. Para andar entre ilhas pode procurar os preços e os horários dos ferries em Greek Ferries. Cada trajeto custa à volta de 50 euros por pessoa.