Morreu esta quarta-feira, aos 80 anos, Joaquín Navarro Valls, histórico porta-voz e um dos mais próximos colaboradores do Papa João Paulo II. Psiquiatra e jornalista, era uma das figuras mais reconhecidas no Vaticano pelo trabalho realizado enquanto porta-voz da Santa Sé. O atual porta-voz do Vaticano, Greg Burke, confirmou a notícia através do Twitter, partilhando uma fotografia de Navarro Valls com João Paulo II.

Navarro Valls liderou a sala de imprensa do Vaticano durante 22 anos, entre 1984 e 2006. Durante essas mais de duas décadas, tornou-se num dos rostos mais conhecidos do Vaticano, devido às suas frequentes aparições públicas. Em 2006, o Papa Bento XVI nomeou o padre jesuíta Frederico Lombardi para suceder a Valls no cargo de porta-voz da Santa Sé.

Joaquín Navarro Valls nasceu em novembro de 1936, em Espanha, e tornou-se jornalista depois de estudar medicina em Barcelona. Com a sua formação em medicina — que o levou de Barcelona e Harvard, nos EUA — chegou a dar aulas de medicina no seu país. Mais tarde, viria a formar-se em jornalismo.

Depois de terminadas as suas funções como porta-voz do Vaticano, Navarro Valls integrou diversos órgãos em Roma. Até há bem pouco tempo, era professor de comunicação na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, faculdade dirigida pelo Opus Dei.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR