Modelo de entrada na submarca eléctrica “i”, o BMW i3 acaba de celebrar a sua primeira parceria com a indústria naval. Mais concretamente, com o fabricante de sistemas de propulsão eléctrica para a indústria naval Torqeedo, o qual vai passar a contar com as baterias de iões de lítio do compacto, nos seus motores dentro e fora de borda Deep Blue.

As baterias de 30,5 kWh do i3 que passam a integrar a oferta da Torqeedo estão disponíveis, no mercado americano, por 31,999 dólares (pouco mais de 28 mil euros), contra os 23,999 dólares (21.153€) que custam actualmente as soluções Deep Blue.

Recorde-se que, em 2016, a BMW celebrou uma parceria com a Beck Automation, no sentido de criar uma solução de armazenamento de energia, procurando assim potenciar o sistema de baterias utilizado no i3, já que os clientes podiam passar a optar entre instalar novas baterias ou soluções reutilizáveis provenientes do mesmo modelo.

De resto, o fabricante da hélice promoveu, também em 2016, uma evolução das baterias do i3, aumentando a capacidade das mesmas para os 33 kWh, o que se traduz numa autonomia a rondar os 190 km.

Neste momento, a BMW está já a desenvolver a nova geração do compacto eléctrico, a qual, segundo alguns rumores, poderá vir a contar com uma versão mais desportiva, a debitar 200 cv, contra os 170 cv do actual modelo. Sendo que também é expectável que a autonomia desta versão mais especial registe uma melhoria.

Já novos modelos para uma submarca que actualmente conta apenas com duas propostas, o i3 e o i8, dificilmente chegarão antes de 2021.

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