A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua voltou a dizer esta quinta-feira na SIC Notícias que o partido quer esclarecimentos acerca das cativações, defendendo que “são uma má peça de gestão orçamental”, que “o Bloco critica”.

Não é uma questão de estar enganada ou não estar enganada. É uma questão de perceber onde é que foi cativado o que é que foi cativado e qual foi o impacto destas cativações para podermos garantir que não se volte a repetir”, explicou Mariana Mortágua.

O Bloco de Esquerda foi um dos partidos que — bem como o PCP e Os Verdes –, aprovou o Orçamento com a norma relativa às cativações. Mas Mariana Mortágua clarificou que “o facto de aprovar o Orçamento não quer dizer que assine de cruz a sua execução”, acrescentando ainda que “tem de haver uma crítica”.

BE exige que Governo diga valor das cativações e que discrimine ministério a ministério

Na passada quarta-feira, durante a audição ao ministro das Finanças no Parlamento, Mariana Mortágua já tinha manifestado a sua intenção em saber exatamente o valor das cativações feitas em 2016 e o valor legalmente previsto para 2016 e 2017. A deputada do Bloco de Esquerda exigiu ainda que o ministro das Finanças Mario Centeno discriminasse, ministério a ministério, onde foram feitas estas cativações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR