O poderoso olhar de um leão esfomeado, a solidão em que um homem escolhe viver para se proteger, a vida parada nos anos 50 em Cuba. Acabaram as dez semanas de candidaturas ao concurso da National Geographic “Travel Photographer of the Year”. Por cá, embora não neste desafio da National Geographic, esse título foi conquistado o ano passado pelo português Joel Santos graças às suas aventuras pela Depressão de Danakil e pelo Gana. No concurso da National Geographic, o vencedor de 2017 só será revelado em agosto, mas a National Geographic levantou a ponta do véu e disponibilizou algumas das imagens a concurso para download.

O melhor fotógrafo de viagens do mundo é português. Eis 28 dos seus olhares

As fotografias serão avaliadas em três categorias: Natureza, Cidade e Pessoas. O grande vencedor do concurso ganhará uma viagem para dois a bordo do navio Endeavour II, que o levará até às Ilhas Galápagos para uma estadia de dez dias num mundo pulsante de vida em pleno Oceano Pacífico.

Dentro de cada uma das categorias, os três primeiros lugares também serão premiados: o primeiro lugar amealhará 2.500 dólares, o segundo vencerá 750 dólares e um livro da National Geographic; e o terceiro lugar ganhará 500 dólares.

O Observador percorreu os portfólios das dez semanas de concurso e mostra-lhe na fotogaleria 40 das imagens mais marcantes. Veja tudo lá em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR