À semelhança da Apple, em Silicon Valley, agora o Facebook também quer oferecer aos seus trabalhadores um melhor lugar para trabalhar e viver, em Menlo Park, a 30 quilómetros de São Francisco, nos Estados Unidos, de acordo com o The Guardian.

O projeto surgiu depois de a empresa ter sido criticada por ajudar a aprofundar a crise imobiliária em Menlo Park, na qual os funcionários da rede social enfrentam graves dificuldades para pagar as crescentes rendas de habitação. O Facebook ofereceu 10.000 dólares aos trabalhadores que se mudassem para mais perto da sede da empresa, o que provocou uma onda de mudanças e de novos residentes.

Na passada sexta-feira, o Facebook revelou mais detalhes e planos sobre o parque de ciência e tecnologia, Menlo Park, que comprou em 2015. O objetivo é construir 1.500 casas, criando uma nova zona residencial, que inclui não só as habitações, como também lojas e praças públicas, mesmo em frente da sede mundial da empresa.

https://www.facebook.com/fbcommunity/videos/689598231238233/

A empresa de Mark Zuckerberg afirmou estar a esforçar-se para construir “uma vila com diversos usos”, fazendo frente ao fracasso governamental em construir infraestruturas que combatessem os elevados custos de arrendar casa e acompanhassem a rápida propagação de empresas tecnológicas nas proximidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O nosso objetivo com o Willow Campus é criar uma vila multiusos que oferece serviços, habitação e soluções para o tráfego”, disse John Tenanes, o vice-presidente do Facebook, numa publicação nessa rede social.

A presidente de Menlo Park, Kirsten Keith, recebeu de forma positiva o plano do Facebook, que irá ajudar a crise imobiliária que a região atravessa, provocada pela rápida propagação das empresas de tecnologia. Mais de 6.400 novos postos de trabalho foram criados na baía de São Francisco, desde 2010, mas o mercado de casas não conseguiu acompanhar este crescimento.

Espero que mais companhias tecnológicas se cheguem à frente com propostas de habitação a preços acessíveis, como o Facebook fez”, disse Keith.

Segundo os dados do site Rent Jungle, consultados pelo The Guardian, a renda média mensal em Menlo Park triplicou, desde 2011, passando a ser de 3.348 dólares, cerca de 2.936 euros, sendo uma das mais altas nos Estados Unidos e mais altas do que em Nova Iorque.

Mais de 9.000 trabalhadores do Facebook vivem em Menlo Park e este número aumentou 54% durante o ano passado e é esperado que continue a crescer rapidamente, quando esta aldeia nascer.

A grande quantidade de trabalhadores, de empresas tecnológicas e não tecnológicas, levou muitos residentes a abandonar a zona para fugir aos extensos quilómetros de trânsito que se acumulam nas estradas todas as manhãs. Os moradores demoram uma hora e meia a chegar ao supermercado mais próximo, que fica a seis quilómetros.

Imagem retirada do vídeo divulgado pelo próprio Facebook

O Willow Park vai incluir uma mercearia, uma farmácia e outros serviços comerciais. Será, também, investido um milhão de euros para reabrir uma linha ferroviária que atravessa o campus da empresa e investir outra dezenas de milhões em melhorar a rodovia que vai até São Francisco. Até à data, não há planos para abrir uma escola.

O Facebook não é o único a ter esta iniciativa

Com o objetivo de combater a crise imobiliária, também a Google, no mês passado, afirmou que iria gastar 30 mil de dólares em 300 apartamentos pré-fabricados para trabalhadores da empresa que vivam nas proximidades de Mountain View.

A Apple está atualmente em processo de mover 12 mil funcionários para a sua nova sede em Cupertino, a Apple Park. A empresa está, em simultâneo, a investir 5 milhões de dólares em “taxas de mitigação de habitação” para essa cidade, em compensação pelo peso demográfico que está a colocar na mesma. É estimado que o seu novo escritório aumentará em 284% a procura de habitação em Cupertino, na Califórnia.