Tech Auto

Apple CarPlay. E agora, sem cabos

Aplicação que permite replicar o ecrã do iPhone no ecrã táctil do carro, o Apple CarPlay implica que o "smartphone" esteja ligado por cabo ao automóvel. Ou melhor, implicava.

Autor
  • Francisco António

Solução de compatibilização que permite transpor para o ecrã do sistema de informação e entretenimento do automóvel, não só o aspecto do ecrã de um iPhone, como as aplicações nele contidas, o Apple CarPlay prepara-se para entrar numa nova fase da sua existência. Até aqui condicionado pelo facto de exigir sempre a ligação do smartphone ao carro por cabo, a Alpine acaba de anunciar o ultrapassar desta limitação, graças a um novo sistema de conexão que permite, inclusivamente, que o condutor mantenha o telemóvel no bolso.

Denominado iLX-107, o novo sistema desenvolvido pela Alpine, que contempla um ecrã de 7″ e pode ser instalado a posteriori no automóvel, garante uma ligação wi-fi de até 5 GHz com a aplicação Apple CarPlay instalada no iPhone. O qual, uma vez acoplado, passa a conectar automaticamente o equipamento, sempre que este está ao alcance do carro.

A par desta maior facilidade de ligação, o iLX-107 mantém o acesso a todas as funcionalidades disponibilizadas através da aplicação da Apple, incluindo, a utilização sem mãos do telefone, leitura e escrita de SMS e e-mails, reprodução de música e navegação. Sem esquecer as ajudas de voz do Siri.

O novo sistema da Alpine conta ainda com uma entrada AUX, através da qual é possível ligar outros equipamentos externos, além de surgir preparado para compatibilização futura com câmara de visualização traseira, a adquirir à parte. Sendo que a aquisição de extras como o iDatalink Maestro permite que as informações sobre o veículo passem a ser exibidas no ecrã de 7″, tal como a do “External Acessory Controller” dá a possibilidade ao condutor de controlar, por exemplo, um ponto de luz externo ou a tampa da bagageira de accionamento eléctrico.

No entanto, apesar de ter sido a Alpine a primeira a concretizar uma oferta de conectividade Apple CarPlay sem fios, é expectável que os restantes fabricantes surjam, nos próximos tempos, com soluções idênticas. A americana Harman, por exemplo, apresentou já uma solução do género, que recorre à combinação entre wi-fi e sistema de Bluetooth. E que, refere a companhia, será estreada em modelos de “um fabricante alemão de automóveis de luxo”, com as imagens que acompanham o comunicado a mostrarem o sistema integrado num modelo BMW.

Quanto a Apple, está também a evoluir a sua própria aplicação Apple CarPlay, nomeadamente, com a introdução de uma nova feature, denominada “Do Not Disturb While Driving Mode”. E que impede a entrada de novas notificações, assim como o envio de quaisquer mensagens, sempre que detecta que o condutor está ao volante.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site