O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, desafiou esta segunda-feira os operadores nacionais e estrangeiros a apostarem nos serviços do Angosat 1, primeiro satélite angolano, assinalando que “o projeto é uma realidade”.

O desafio foi lançado esta segunda-feira pelo governante, durante a cerimónia de lançamento oficial da Campanha de Comercialização do Angosat 1, que deve entrar em órbita no terceiro trimestre deste ano e que custou ao governo angolano 330 milhões de dólares (cerca de 290 milhões de dólares).

Desta tribuna faço um apelo aos nossos operadores para que acreditem de facto no Angosat. Hoje o Angosat já é uma realidade. Acreditem nisso”, assegurou.

De acordo com o governante angolano, o Angosat 1 representa mais uma etapa de transferências de tecnologia e conhecimentos e de levar comunicações a todas as regiões do país.

As valências do Angosat 1 foram igualmente assinaladas por José Carvalho da Rocha, argumentando que o mesmo terá uma capacidade de 22 ‘transponders’ [dispositivo de comunicação eletrónico] e até cerca de 15.000 antenas para a necessidade do retorno ao investimento realizado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na cerimónia foram assinados dois contratos de reserva de capacidades entre a Infrasat Telecomunicações, empresa angolana gestora do Angosat 1, e a Televisão Pública de Angola e a Renatelsat. da RDCongo. O diretor executivo da Infrasat, Diogo de Carvalho, precisou que o ato assinala a abertura da campanha de comercialização das capacidades do Angosat 1.

Estamos a colocar as capacidades à disposição para que as pessoas consigam reservar banda e consigam, quando for lançado, utilizar. Logicamente que agora antes do lançamento as condições (contratuais) são bastantes mais atrativas”, precisou.

Dados avançados na cerimónia apontam que 47 engenheiros angolanos vão controlar as operações do Angosat 1, tendo já sido efetuados um total de 264 testes de funcionalidade do aparelho, designadamente na componente dos sistemas e subsistema.

Alguns diplomas legais que vão dar suporte à utilização do Angosat 1 foram igualmente já elaborados, anunciou ainda o diretor do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Zolana João.