Mais uma vez, e como já vai sendo da tradição, a Tesla não esperou por um restyling ou pela introdução de alterações de fundo nos seus modelos para operar nos mesmos uma série de melhorias. Deste feita, foram eleitas todas as variantes do Model S e Model X, que não as de topo P100D, para receber uma actualização que veio melhorar, essencialmente e de forma significativa, as respectivas performances.

A informação foi confirmada por um porta-voz da casa de Palo Alto, admitindo que as melhorias agora introduzidas resultam de uma actualização tanto do software como do hardware. O que significa que só serão plenamente válidas para as unidades saídas da linha de produção a partir de agora, mesmo que a referida fonte não tenha adiantado quaisquer pormenores quanto à natureza das mencionadas modificações.

Certos são os novos dados relativos à aceleração 0-60 mph (0-96 km/h) dos modelos da Tesla actualmente em comercialização. Com bateria de 75 kWh, o Model S 75 vê este baixar de 5,5 segundos para 4,3 segundos (4,6 segundos nos 0-100 km/h), ao passo que o Model S 75D (com dois motores e tracção total) promete cumprir o mesmo exercício em 4,2 segundos (4,6 segundos nos 0-100 km/h), contra os anteriores 5,2 segundos. No caso do Tesla Model S 100D, com bateria de 100 kWh e dois motores, a evolução é de apenas um décimo de segundo, com os 0-90 mph a serem agora cumpridos em 4,1 segundos (4,3 segundos nos 0-100 km/h).

No caso do SUV da marca californiana, disponível apenas com dois motores, o Model X 75D passa a anunciar 4,9 segundos nos 0-60 mph (5,2 segundos nos 0-100 km/h), face aos anteriores 6,0 segundos; e o Model X 100D garante realizar esta aceleração em 4,7 segundos (4,9 segundos nos 0-100 km/h), menos 0,5 segundos do que anteriormente.

Com o Model 3 prestes a chegar ao mercado, tudo aponta para que os melhoramentos agora operados nos Models S e Model X sirvam, também, para melhor diferenciar as suas propostas de topo do novo modelo de acesso à gama da Tesla. Até porque o seu CEO, Elon Musk, há já algum tempo que vem indicando que o Model 3 será capaz de cumprir os mesmos 0-60 mph em menos de 6 segundos, isto na versão de lançamento, a que se deverá seguir, no início de 2018, uma outra, mais poderosa e veloz.

Em simultâneo, a Tesla introduziu no Model X uma nova opção de carácter mais prático e funcional: a configuração interior de sete lugares, com os cinco da segunda e terceira filas de bancos a serem rebatíveis, criando uma plataforma plana para incrementar o espaço de carga. Uma solução proposta em Portugal por 4.600€, continuando a estar disponíveis as anteriores configurações de cinco lugares (de série), e de seis lugares com uma consola central instalada entre os dois bancos da segunda fila, com um custo de 5.300€ no mercado português.

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