A maioria dos portugueses quer que a Agência Europeia do Medicamento, caso se instale em Portugal, fique sediada em Lisboa, revela um estudo de opinião realizado pela Consulmark2 entre 7 e 9 de julho.

De acordo com os resultados enviados ao Observador, quando questionados sobre qual a cidade que deve receber a agência, Lisboa ou Porto, 53,1% dos inquiridos escolheram a capital e 46,1% preferiram a cidade do Norte.

53,1%

Dos portugueses preferem que a Agência Europeia do Medicamento seja instalada em Lisboa.

Consulmark2

Os resultados distribuídos por regiões revelam que a escolha foi feita sobretudo com base na proximidade a cada uma das cidades.

Na região Norte, a esmagadora maioria dos votos foi para o Porto: 79,3%, contra apenas 19,6% para Lisboa. Na área metropolitana de Lisboa, a tendência inverte-se: 79,7% dos inquiridos votaram Lisboa, contra 20,3% que votaram Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal vai candidatar-se a sede da Agência Europeia do Medicamento

Curiosamente, a região onde mais inquiridos preferiram a capital não foi a área metropolitana de Lisboa, mas sim o Alentejo, onde 85,8% dos inquiridos votaram na capital, contra 14,2% que preferiram o Porto.

Entre os motivos mais apontados para escolher Lisboa, encontra-se o facto de ser a capital e a maior cidade do país e o facto de ter melhores condições e estar mais bem preparada para receber o organismo.

Já o motivo mais usado para justificar os votos na cidade do Porto foi o fator descentralização e a proximidade à residência.

PS Porto quer candidatar cidade a receber Agência Europeia do Medicamento

No estudo, os inquiridos foram ainda questionados sobre as condições de várias cidades portuguesas para receber a agência. No total, 47,2% dos inquiridos consideraram que Braga tem capacidades para acolher o organismo, 46,7% afirmaram que Faro tem condições, 90,1% disseram-no sobre Lisboa, 89,3% sobre o Porto e 54% sobre Coimbra.

A seleção da cidade que irá candidatar-se a acolher a Agência Europeia do Medicamento (atualmente tem sede em Londres, mas com o Brexit terá de mudar-se para outro lugar da União Europeia) tem causado polémica na esfera política portuguesa.

BE critica Governo por candidatar Lisboa para acolher Agência Europeia do Medicamento

Em abril, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura de Portugal à sede da agência, com o objetivo de instalar órgão em Lisboa. O Parlamento votaria, depois, por unanimidade uma saudação à candidatura da cidade de Lisboa.

No entanto, depois de a autarquia do Porto ter mostrado desagrado pela candidatura de Lisboa e ter manifestado a intenção do Porto de também se candidatar, vários deputados voltaram atrás com o voto, expressando publicamente a sua oposição à candidatura de Lisboa.

Ficha técnica

Estudo de opinião, realizado pela Consulmark2 – Estudos de Mercado e Trabalho de Campo, Lda., entre os dias 7 e 9 de Julho de 2017. Foi objetivo deste estudo conhecer a opinião dos portugueses sobre a cidade portuguesa – Lisboa ou Porto – com mais capacidade para receber a Agência Europeia do Medicamento.

O universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Realizaram-se 464 entrevistas. A sua distribuição por Regiões NUts II foi a seguinte: Norte: 36%; Centro: 23%; Lisboa: 28%; Alentejo: 7%; Algarve: 6%.

A informação foi recolhida através de entrevista telefónica. A margem de erro, para um intervalo de confiança de 95%, é de +4,6%. A taxa de resposta foi de 39%.