Provavelmente está a desculpar-se e a dizer que não percebe porque é que apanhou um escaldão quando colocou o protetor solar e até repetiu a dose depois de ir ao banho, mas a verdade é que há muitos fatores que podem explicar a vermelhidão “à camone”: não colocar creme suficiente, não o aplicar no cropo todo, usar um filtro demasiado baixo ou ainda reutilizar o protetor do ano passado. Os especialistas defendem que, embora haja um filtro adequado a cada fototipo de pele, nos dias de hoje praticamente toda a gente deveria usar, no mínimo, 50 no rosto e 30 no corpo. Claro que se tiver uma pele muito clara, o 50 aplica-se ao corpo todo.

Explicando de forma muito prática, quanto mais clara for a pele, menos melanina produz e mais rapidamente queima. E porque nunca é demais repetir tudo o que se pode fazer para curar (e evitar) um escaldão, relembramos algumas informações importantes.

Compreender os filtros solares

Há informação muito confusa sobre as diferenças entre o FPS 15, 30 50… Mas é muito simples: o Filtro de Proteção Solar é uma medida criada com base no tempo. O protetor solar 15, por exemplo, oferece uma proteção 15 vezes o tempo que a pele aguenta ao sol. Mas isto é difícil de estimar porque, por um lado, é difícil saber o tempo que aguentamos ao sol sem queimar (10 minutos? 20?) e, por outro, temos de ter em conta os fatores externos: a intensidade dos raios, o tipo de atividade que se está a fazer ao sol, se envolve água ou suor… Assim, estas estimativas podem acabar por ser enganosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A maioria dos especialistas recomenda, então, um protetor sempre superior a FPS 30 quando se vai estar mais do que 20 minutos ao sol e, em situações de exposição direta e prolongada (ou seja, banhos de sol), a opção mais segura é apostar sempre no 50 — quer tenha pele clara ou não.

O after sun não é só para uma emergência

Quando for comprar o protetor, tem sempre de comprar também o pós-solar. Não é só para quando apanha um escaldão, é mesmo para todos os dias. É por isso que há vários fórmulas after sun: as com efeito resfriador para os escaldões, as hidratantes para o dia a dia e até as calmantes para quem tem tendência a ficar com a pele inflamada ao sol. Todos estes produtos contêm anti-inflamatórios e ingredientes especiais para atuar na pele após a exposição solar e a manterem hidratada, calma e reparada após a agressão do sol.

7 fotos

Em caso de escaldão…

A primeira coisa que deve fazer quando chega a casa é tomar um banho rápido frio. A atitude será a mesma a ter quando queima um dedo e vai a correr mergulhá-lo debaixo da torneira. A pele sofreu uma queimadura e a água fria vai ajudar a resfriar. A Skin Cancer Foundation relembra que é importante agir rapidamente. Se se aperceber que apanhou um escaldão quando ainda está ao sol, deve fazer um mergulho rápido para esfriar a pele e cobrir-se imediatamente. Em casa, pode aplicar compressas geladas nas zonas queimadas (pode usar gelo na água com que molha as compressas mas nunca aplicar o gelo diretamente sobre o escaldão). De seguida, aplique uma dose generosa de um after sun próprio com efeito frio para baixar a temperatura da pele. Se tiver muitas dores ou estiver muito desconfortável, tomar um anti-inflamatório (como ibuprofeno) vai ajudar a reduzir a inflamação na pele.

Beba muitos líquidos

As queimaduras atraem água para a superfície da pele, o que faz com que o resto do corpo desidrate mais rapidamente. É importante, assim, beber muitos líquidos que ajudem a reabastecer o corpo enquanto a pele cura.

Se queimou o rosto…

Terá de mudar toda a sua rotina de beleza porque a pele vai estar sensível, inflamada e não vai decididamente precisar daquilo que usa diariamente e que, em último caso, ainda pode agravar a inflamação solar. Todos os esfoliantes, produtos anti-idade e maquilhagem podem esperar uns dias. O importante será aplicar hidratantes calmantes que ajudem a pele a recuperar mais rapidamente.

Apanhou um escaldão no início das férias?

Bem, é pena. Mas terá mesmo de sair do sol durante uns dias. Quando a pele recuperar, tenha algumas coisas em consideração: compre um protetor solar com um filtro solar mais elevado (ou seja, 50 sempre), aumente as doses (tem mesmo de se besuntar, principalmente nas zonas que sofreram um escaldão) e reaplique de hora a hora para não correr nenhum risco. E nunca volte à praia enquanto a pele ainda estiver queimada.

Quando a pele começar a escamar…

Antes de mais, vai ter de se controlar para não puxar as peles. Deixe-a “escamar” ao seu próprio ritmo e, durante esse tempo, aplique muito hidratante com ingredientes como aloé vera e vitamina E. Se após um escaldão ficar com bolhas, não as rebente. A American Academy of Dermatology diz que as bolhas significam basicamente uma queimadura de sol de segundo grau (ou seja, bem mais grave do que imaginava) e surgem para ajudar a pele a sarar e a proteger-se contra infeções. Se as rebentar não está a permitir que a pele se cure.