Mundo

Elites secretas, ilhas mortíferas e dados confidenciais. Um passeio por 15 sítios onde ninguém pode entrar

300

São sítios onde o cidadão comum não pode entrar. Estão repletos de segredos bem guardados, são reservados a elites secretas ou demasiado perigosos para o comum dos mortais. É por lá que vamos passear.

AFP/Getty Images

Procure por “Area 51” no Google Maps e eis o que aparece: nada, exceto a localização de uma discoteca que se orgulha de ter uma “happy hour” de bebidas numa zona bem organizada de Salt Lake City, nos Estados Unidos. Nem a Google, ela própria dona de um lugar secreto que guarda todas as nossas pesquisas segundo a segundo, pode espreitar a região da Base Aérea de Andrews, a mais importante dos Estados Unidos, onde podem estar guardadas algumas das operações mais interessantes do país.

Na fotogaleria vai encontrar algumas fotografias — as permitidas — de quinze lugares onde o cidadão comum não pode entrar. Não pode porque são reservados a elites pouco conhecidas, porque são inseguras ou porque guardam segredos dos governos mais poderosos do mundo. E nem sempre são tão remotos assim: um deles até está bem identificado dentro do parque temático da Disney.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Governo

A plateia dos patetas

Maria João Avillez

Um misto de leveza, manha, irresponsabilidade. Uma manipulação a partir do palco do poder para a plateia de patetas onde quem não é da geringonça é suposto estar sentado.

Agências de Rating

De BB+ para BBB-

Luís Aguiar-Conraria

A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados

Fernando Medina

Síndrome de Lisboa

Maria João Marques

O carro é um meio de transporte legítimo, os proprietários pagam impostos, pelo que têm direito a usá-lo quando assim lhes for mais confortável e conveniente, sem serem demonizados pelo edil lisboeta.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site